Saúde / Paraná 22 de fevereiro de 2021 07h36

UPAs lotadas: pacientes esperam mais de oito horas por atendimento em Cascavel

Segundo relatos algumas pessoas chegaram por volta das 13h e às 22h ainda aguardavam na fila...

Após apurar que a atualização de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), chegou a 100% de ocupação, a Catve buscou informações sobre a situação nas Upas em Cascavel.

Segundo apurados pela equipe, pacientes chegaram a esperar por mais de oito horas para serem atendidos na tarde e noite deste sábado (20).

Algumas pessoas relataram à reportagem que chegaram por volta das 13h e às 22h ainda não haviam recebido atendimento. Uma paciente, que preferiu não gravar entrevista cedeu algumas imagens de quando foi buscar atendimento. Disse que chegou a ir para casa e voltou mais tarde, mas novamente, a espera foi longa na fila, que se estendia pela calçada da unidade.

Pedido de leitos

Conforme a 10° Regional de Saúde, há dois dias os pedidos de leitos são maiores que as vagas disponíveis na Macro Oeste. A variação na quantidade se dá, principalmente, por motivo de haver pacientes transferidos de outras cidades e pela ocorrência de óbitos.

Às 15h deste sábado (20), o mapa apontava apenas uma vaga disponível na UTI do HUOP, apesar de 13 pessoas aguardarem internação nas Unidades de Terapia intensiva. Em hospitais de Toledo e Assis (20° Regional de Saúde), Foz do Iguaçu (9° Regional de Saúde), Francisco Beltrão (8° Regional de Saúde), Pato Branco, e Palmas (7° Regional de Saúde), não há mais vagas disponíveis em UTIs.

A situação também segue critica na rede privada. Este é o terceiro dia de colapso na região.

Com informações: Catve.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.