Cotidiano / Brasil 14 de janeiro de 2020 08h58

Trabalhador rural registra queda de balão científico em Alegrete

Uelisson Fernandes construía uma cerca quando viu o equipamento caindo do céu...

Um objeto inusitado foi visto caindo do céu, e depois, localizado por trabalhadores rurais, em um campo de Alegrete, na Fronteira Oeste (RS). A queda e o equipamento foram registrados por Uelisson Fernandes, 27 anos. O construtor de cercas estava no campo no momento.

Segundo Hernán Mostajo, diretor do Observatório Bioastronômico Cosmos, do Rio Grande do Sul, trata-se de um balão de ensaio científico do projeto Loon, da Alphabet, holding do Google, que serve para fornecer acesso à internet em regiões afastadas. Mostajo acrescenta que o objeto que caiu em Alegrete foi lançado em 5 de dezembro, em Porto Rico, e estava sendo monitorado há alguns dias por estudiosos.

Fernandes conta que viu o objeto descendo do céu por volta das 7h de sexta-feira (10), em uma fazenda, a cerca de 800 metros de onde estava com o pai. Por receio de que o material pudesse explodir, esperou até o início da tarde para ir até o local, acompanhado do pai e de mais dois trabalhadores da região. Por volta das 14h, eles se aproximaram do objeto que emitia luzes piscantes e tinha placas solares instaladas.

- Deu para ver ele caindo, ligeiro, de paraquedas. Eu nem sabia o que era. Na hora, o cara não pensa muito. Fica assustado. Medo não digo, mas fiquei pensando o que era aquilo. Esperamos mais de hora para ver se não explodiria - contou Fernandes, que diz não ter encostado no objeto.

Segundo Fernandes, o local onde caiu o objeto é "um campo nativo, aberto, de criação de gado, próximo a um açude".

- O gado estava todo embolado num canto, assustado - afirmou Fernandes, que classificou o material tecnológico como "um baita tareco".

Ainda na tarde de sexta-feira, conta Fernandes, uma equipe esteve no local afirmando ser responsável pelo equipamento. Estas pessoas informaram que rastrearam o local da queda e levaram o aparelho embora no sábado (11).

Não se sabe se foi um pouso programado ou uma queda acidental.

Com informações: GaúchaZH.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.