Cotidiano / Marechal Cândido Rondon 08 de janeiro de 2020 17h10

Rondonense tem projeto premiado pela Funarte

Foi o único trabalho selecionado do Paraná no eixo dança...

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) premia anualmente projetos de destaques nacional nas modalidades de artes integradas, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro. É denominado de Prêmio Funarte Descentrarte.

Em 2019 Marechal Cândido Rondon teve um projeto inscrito e ele foi selecionado, sendo o único do Paraná, no eixo dança. A divulgação do resultado aconteceu recentemente. Trata-se do “Promovendo o folclore através da dança e da criança”, da professora Bruna Poliana Silva, desenvolvido na Escola Municipal Floriano Peixoto, em Iguiporã, que tem como diretora Marlei Roos Marchi e coordenadora Tânia Freitag.

O projeto é promovido com o apoio da prefeitura municipal, através da Secretaria de Cultura, pela Associação de Dança Raízes, que disponibiliza a professora que desenvolve a ação na escola, com aulas semanais para as crianças.

O prêmio conquistado foi em dinheiro, no valor de R$ 20 mil, que será aplicado em melhorias no projeto. Dentre as ações já definidas está a realização de um curso de aperfeiçoamento para a professora Bruna, na Casa da Juventude em Gramado, com professores da Alemanha, a confecção de trajes originais típico para as crianças e a realização do III Espetáculo Cultural, evento que está marcado para o dia 15 de agosto e que mostrará o trabalho que é realizado através do projeto com as crianças. Todas as despesas serão custeadas com os valores do prêmio.

A professora Bruna se diz muito satisfeita com a premiação. “Através do prêmio teremos a oportunidade de difundir ainda mais a valorização da cultura local, através da dança. A comunidade de Iguiporã demonstra que valoriza o projeto de dança folclórica. Buscar recursos junto a Funarte foi um desafio e felizmente conseguimos unir os anseios da comunidade com o incentivo da fundação.  O projeto é desenvolvido há dois anos, sendo fruto do trabalho realizado em parceria com a Associação de Dança Raízes, prefeitura e a equipe pedagógica da escola. Com o prêmio teremos a oportunidade de demonstrar a comunidade todo o trabalho realizado”, apontou.

Já a secretária de Cultura, Marcia Veit, destacou que é com muita alegria que a administração municipal recebeu essa notícia. “É um trabalho maravilhoso de dança folclórica alemã que é desenvolvido com as crianças, também em outras escolas do município. Parabenizamos a professora Bruna e a escola de Iguiporã por terem inscrito o projeto. É uma ação muito importante de incentivo para que o trabalho continue”, enfatizou Marcia.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.