Cotidiano / Paraná 19 de dezembro de 2019 13h40

Quatro universidades do Paraná estão entre as mais sustentáveis do mundo

Desde 2010 utiliza critérios aceitos internacionalmente para medir o desempenho em sustentabilidade de 780 universidades de 83 países...

A Universidade Positivo, sediada em Curitiba, é a instituição de ensino superior privada brasileira com melhor avaliação na edição 2019 do UI GreenMetric, ranking internacional divulgado neste mês de dezembro e que desde 2010 utiliza critérios aceitos internacionalmente para medir o desempenho em sustentabilidade de 780 universidades de 83 países. Na comparação com o ano passado, a Universidade Positivo subiu 26 posições no ranking global e manteve a terceira colocação entre as instituições brasileiras, ficando atrás apenas da Universidade de São Paulo (1ª) e da Universidade Federal de Lavras (2ª). Outras três universidades paranaenses também aparecem no ranking:

As quatro universidades do Paraná mais sustentáveis em 2019 
Ranking Brasil  Ranking Mundo

3º       73º           Universidade Positivo (UP)
16º     385º         Universidade Estadual de Londrina (UEL)
20º     435º         Pontifícia Universidade Católica (PUCPR)
25º     604º         Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Ao todo, 780 instituições de 85 países foram avaliadas pelo ranking, sendo 28 universidades brasileiras.

Elaborado anualmente, o ranking classifica as instituições que desenvolvem as melhores práticas e programas sustentáveis em seus campi, considerando seis indicadores: áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, tratamento de água, mobilidade e educação ambiental. Na edição de 2018, a USP ocupou a 23ª colocação geral e o primeiro lugar no Brasil.

GreenMetric

UI GreenMetric World University Ranking foi criado pela Universidade da Indonésia (UI), em 2010, para medir os esforços das universidades em tornar seus campi mais sustentáveis. No primeiro ano, 95 universidades de 35 países participaram da avaliação. Esse número aumentou para 516 em 2016; 619 em 2017; e 719 em 2018.

Além do ranking, a GreenMetric organiza eventos regionais e internacionais para discutir projetos voltados à sustentabilidade ambiental, como o International Workshop on UI GreenMetric.

Com informações: Barulho Curitiba.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.