Cotidiano / Quatro Pontes 19 de março de 2020 13h37

Quatro Pontes suspende atividades e eventos esportivos e culturais e aulas em prevenção ao coronavírus

A recomendação é a suspensão dos eventos e atividades esportivas e culturais e das aulas na rede municipal de ensino, levando em consideração a condição de pandemia anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS)...

Quatro Pontes, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, com o apoio do Poder Público e da Secretaria de Saúde, adotou medidas para o enfrentamento ao novo coronavírus, o Covid-19, contidas, inclusive, em notas oficiais emitidas na segunda-feira (16) e terça-feira (17). A recomendação é a suspensão dos eventos e atividades esportivas e culturais e das aulas na rede municipal de ensino, levando em consideração a condição de pandemia anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o decreto nº 4230 assinado pelo governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

Assim, para evitar a aglomeração de pessoas, o Departamento de Esportes suspendeu a programação dos Jogos Mais Verão 2020, que estava marcada para domingo (22), na arena poliesportiva, junto à Praça Cristo Rei. Além disso, estão suspensas pelo prazo de 15 dias, prorrogável por igual período, as rodadas do 22º Campeonato Municipal de Bocha, as atividades de treinamento envolvendo atletas/alunos da terceira idade, desde as aulas na Academia da Terceira Idade e treinos de voleibol gigante, ambos realizados no Centro Poliesportivo Seno José Lang, e os treinos de bolão, que aconteciam no Bar e Bolão do Martim. A partir desta quarta-feira (18), por tempo indeterminado, também ficam suspensas todas as atividades ofertadas gratuitamente pelos Departamentos de Cultura e de Esportes.

De outra parte, as aulas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz e da Escola Municipal Dona Leopoldina estão suspensas a partir de sexta-feira (20), sem data prevista de retorno, que será definida conforme pedido da Secretaria de Saúde. A decisão foi tomada em conjunto durante reunião ontem, na escola, entre o Executivo, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria de Saúde, Legislativo, direções, conselhos, equipes pedagógicas e pais, seguindo o decreto do Governo do Estado do Paraná, que suspende na mesma data e por tempo indeterminado as aulas nas escolas públicas da rede estadual de ensino, universidades estaduais e escolas e universidades particulares.  

Outras orientações da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes é que a criança com algum sintoma de gripe ou doença respiratória permaneça em casa a partir de hoje e os pais com condições de manter os filhos em casa também poderão fazê-lo, sem prejuízos à presença e conteúdo escolar. Logo, os pais devem evitar que as crianças se aglomerem em outros locais públicos, como praças, campos, casa de amigos, shoppings, cinema, festas, caso contrário não fará sentido essa movimentação para conter a transmissão do coronavírus.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, esclarece que a primeira medida tomada foi com relação à terceira idade. “O grupo de risco é os idosos. Então, eles são a prioridade. Suspendemos tudo relacionado a eles, como atividades e eventos, desde terça-feira. Ontem, após discutir o assunto, decidimos, em quase 80 pessoas, suspender as aulas no Cmei e na escola. As atividades e eventos da cultura e do esporte também estão suspensas. Demais procedimentos, como sobre a reposição de aulas, ainda serão definidos, pois estamos no aguardo de orientações do Núcleo Regional de Educação (NRE). Peço que os pais compreendam este momento. Sabemos que não é tão simples, mas precisamos tomar medidas preventivas, pensar em um todo, inclusive oriente as crianças para se manter em casa. A propagação do vírus é muito rápida. O Fespontes também foi cancelado e possivelmente não será mais realizado este ano. Substituiremos por outra atividade em ambiente aberto porque a recomendação é não fazer eventos em espaços fechados. A Cantata de Páscoa é outro evento cancelado. Precisamos de ensaios e como não podem ser feitos tomamos essa decisão. Pedimos que não haja aglomerações de pessoas no município e que todos adotem as medidas de prevenção, como o uso do álcool em gel”, explica.

Boletim

A Secretaria de Estado da Saúde atualizou os casos de coronavírus no Paraná ontem. São 12 casos confirmados até o momento, em Curitiba (07), Cianorte (02), Campo Largo (01), Pinhais (01) e Londrina (01). Todos seguem em isolamento domiciliar, sem alterações no quadro clínico.  Todos os confirmados são casos importados, ainda não há registros de transmissão comunitária no Paraná.

Sintomas

Os principais sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são semelhantes ao de um resfriado, como febre, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal nos casos mais graves. Caso apresente os sintomas, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.