Saúde / Quatro Pontes 20 de fevereiro de 2020 10h49

Quatro Pontes imuniza 39 pessoas contra o sarampo no “Dia D”

A enfermeira da epidemiologia, Maíra Cristina Risse, explica que ainda teve atendimento de várias pessoas para atualização da carteira de vacinação...

No último sábado (15), a Secretaria de Saúde, de Quatro Pontes, realizou o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O atendimento ocorreu durante todo o dia no Centro de Saúde, somando 39 pessoas vacinadas. De cinco a dezenove anos, 18 pessoas compareceram, mas apenas uma recebeu a dose. De 20 a 29 anos, 14 foram imunizadas. Já de 30 a 59 anos, 37 pessoas compareceram, entretanto, houve a vacinação de 24. Uma equipe da 20ª Regional de Saúde de Toledo se fez presente para vistoria. 

A enfermeira da epidemiologia, Maíra Cristina Risse, explica que ainda teve atendimento de várias pessoas para atualização da carteira de vacinação, principalmente em relação à Vacina Febre Amarela (VFA). “Também foram aplicadas vacinas contra a hepatite B e tétano nos adultos, que estavam em atraso. A vacinação contra o sarampo segue até o dia 13 de março. A Sala de Vacinação do Centro de Saúde atende de segunda-feira à sexta-feira, das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30”, expõe.

O público é as pessoas entre cinco a 59 anos, contudo, o público-alvo principal é de 20 a 29 anos, que deve receber uma dose extra da vacina. A população de cinco a 29 anos precisa comprovar duas doses. E para as pessoas que estão no grupo com idade entre 30 a 59 anos basta ter o registro de uma dose.

Febre Amarela

Sobre a VFA, a enfermeira esclarece que a dose de reforço para crianças de quatro anos, 11 meses e 29 dias foi retomada no país. “É por isso que precisamos resgatar as crianças que tenham recebido apenas uma dose da VFA antes de completarem cinco anos. Essa regra também vale para todas as pessoas, independente da idade, que hoje procurarem o serviço de vacinação e apresentarem comprovante de vacinação com uma dose da vacina FA realizada antes dos cinco anos, ou seja, elas também deverão receber uma dose de reforço”, afirma. 

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.