Tecnologia / Mundo 17 de junho de 2021 18h11

Pesquisadora cria robô que ajuda crianças autistas na integração social

Ele já ajudou mais de 1.200 crianças com tratamentos terapêuticos...

Uma pesquisadora de Hong Kong desenvolveu um robô que pode ser o suporte que pais de crianças autistas sempre desejaram.

O equipamento aplica um programa educacional desenvolvido para ajudar na integração social de crianças de 3 a 18 anos. Ele já ajudou mais de 1.200 crianças com tratamentos terapêuticos

Catherine So Wing-chee foi quem desenvolveu o Robot for Autism Behavioral Intervention – Robô para intervenção comportamental no autismo, ou RABI na sigla em inglês.

Contra discriminação

Em entrevista, Catherine disse que a ideia de desenvolver o RABI veio de uma indignação: “Ainda há pessoas que discriminam essas crianças. Você pode ver em seus rostos. Quando as veem gritar, olham para os responsáveis como se dissessem: ‘Por que você não ensina essa criança a se comportar?’”, desabafou.

Com os robôs, as crianças aprendem expressões, como demonstrar quando estão com fome, tontura e raiva.

As crianças veem os robôs realizando os gestos e ouvem o contexto em que são usados, enquanto os imitam.

Catherine acredita que a habilidade dos robôs de quebrar as barreiras de comunicação para as crianças autistas também abre caminhos de aprendizagem e desenvolvimento, que dificilmente seriam alcançados em uma sala de aula convencional.

É a tecnologia, mais uma vez, sendo nossa melhor amiga!

Catherine e o RABI - Foto: divulgação

Catherine e o RABI – Foto: divulgação

Robô ensina movimentos para crianças - Foto: divulgação

Robô ensina movimentos para crianças – Foto: divulgação

Com informações: Só Notícia Boa.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.