Trânsito / Paraná 04 de novembro de 2020 08h13

Novos bafômetros detectam embriaguez a dez centímetros de distância

A novidade, que ainda está em fase de teste, passou a ser usada neste feriado de Finados no Paraná...

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) começou a usar novos bafômetros que identificam o grau de alcoolemia sem precisar que o equipamento entre em contato com boca dos motoristas. A novidade, que ainda está em fase de teste, passou a ser usada neste feriado de Finados no Paraná.

O etilômetro passivo, como é chamado, é usado a uma distância de 10 centímetros entre o rosto do motorista e o equipamento. Quando o condutor sopra, a tela do equipamento indica a presença ou não de álcool.

O Paraná tem 12 etilômetros passivos que foram entregues junto com os carros novos adquiridos para a Polícia Rodoviária Estadual. Como o estado tem seis companhias, cada uma recebeu dois equipamentos. 

Cada aparelho custou R$ 2 mil e foram comprados por concessionárias de pedágio que têm convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A novidade foi aprovada por motoristas e policiais. Nos casos em que são identificados a presença de álcool no sangue, a denúncia é instantânea e chamativa.

A expectativa dos policiais é que uma vez que o novo bafômetro seja aprovado ele permaneça em uso inclusive depois da pandemia, já que além de garantir maior segurança para saúde de policiais e usuários, gera menos custo e agiliza o trabalho nas estradas.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.