Saúde / Quatro Pontes 05 de setembro de 2019 11h48

Narguilé é foco de campanha contra tabagismo em Quatro Pontes

O assunto é foco da campanha contra o tabagismo deste ano, que visa mostrar o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde e o papel fundamental...

Fotos: Vanderleia Kochepka
Fotos: Vanderleia Kochepka

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, palestra foi promovida pela Secretaria de Saúde, de Quatro Pontes, tendo como tema “Tabaco ou saúde: o uso do narguilé”. O assunto é foco da campanha contra o tabagismo deste ano, que visa mostrar o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde e o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.

A explanação foi feita pela psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Andrieli Bonissoni, e a médica clínica geral da Estratégia Saúde da Família (ESF), Aline Carbonera, para todos os alunos do Colégio Estadual Quatro Pontes, junto à Casa da Cultura e no educandário, alertando sobre os riscos de doenças pulmonares associadas ao consumo de tabaco e os seus produtos derivados, caso do narguilé, mostrando os efeitos. As profissionais ainda divulgaram o grupo de tabagista, que será formado no município e contará com o número restrito de dez pessoas. A princípio, as reuniões serão semanais e iniciarão a partir da primeira semana de outubro, passando para 15 dias e depois um mês, isso durante um ano. Elas ocorrerão sempre nas terças-feiras, às 16 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS), sendo acompanhadas pela psicóloga e a médica, idealizadoras do grupo.

De acordo com elas, o objetivo do grupo é fazer com que as pessoas parem de fumar. “Vamos apresentar diversos materiais informativos e fizemos uma capacitação para trabalhar com este público. Para participar é preciso passar por triagem, com consulta médica, que já pode ser realizada neste mês de setembro. Em caso de necessidade, o paciente será acompanhado com medicação, que será enviada à Secretaria de Saúde pela 20ª Regional de Saúde de Toledo, auxiliando no combate ao tabagismo. Trata-se de remédios, goma de mascar de nicotina, adesivo de nicotina, entre outros. O intuito é formar vários grupos e por isso quem não integrar o primeiro terá seu nome na lista de espera. O paciente deve ter comprometimento, participando de todas as reuniões. Caso falte terá que ingressar em outro grupo”, afirmam.

Concurso de Desenho

A partir do tema “Escolha a saúde. Não o tabaco”, concurso de desenho foi proposto para todas as turmas após a palestra. Todos os desenhos serão avaliados e o vencedor será usado na criação de uma logo para o grupo de tabagista.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.