Tecnologia / Mundo 10 de janeiro de 2020 09h50

Mercedes-Benz apresenta carro-conceito inspirado no filme Avatar

Mantendo seu foco e estratégia global, a Mercedes-Benz apresentou o seu mais novo carro-conceito inspirado no filme Avatar...

A Mercedes-Benz está presente, mais uma vez, na maior feira de tecnologia do mundo. Acontecendo em Las Vegas, nos Estados Unidos, desde a última segunda feira (6), a CES (Consumer Electronics Show) apresenta as mais diversas inovações que as marcas projetam para o futuro.

Mantendo seu foco e estratégia global, a Mercedes-Benz apresentou o seu mais novo carro-conceito inspirado no filme Avatar, o Mercedes-Benz Vision AVTR. O diretor do filme, James Cameron, esteve presente na avant première do modelo ao lado do presidente do Conselho de Administração Daimler AG e Mercedes-Benz AG, Ola Källenius.

O Mercedes-Benz Vision AVTR remolda o conceito de luxo moderno da marca e carrega no seu nome o propósito da sua criação. O nome do inovador veículo conceito representa não apenas a estreita colaboração no desenvolvimento do veículo com a equipe Avatar mas, também, a Transformação Avançada de Veículos, presente nos iniciais em Inglês de Advanved Vehicle Transformation.

A inspiração no filme Avatar é resultado de uma parceria global inédita entre uma das marcas mais inovadoras da indústria do entretenimento e a oitava marca mais valiosa do mundo, a Mercedes-Benz, e mostra uma interação perfeita entre homem, máquina e natureza.

DESIGN UX
Os designers de UX (User Experience) da Mercedes-Benz moldam a relação entre homem e máquina e vice-versa. O foco está em oferecer operações mais simples e intuitiva aos usuários, como exibir as informações corretas no momento certo - e apenas enquanto for realmente necessário.

CONTROLE INTUITIVO
O Mercedes-Benz Vision AVTR já responde à abordagem dos passageiros visualizando o fluxo de energia e informação do ambiente com neurônios digitais que fluem através da grade a partir das rodas para a área traseira. A primeira interação entre o homem e o veículo ocorre de maneira totalmente intuitiva por meio da unidade de controle: ao colocar a mão no console central, o interior ganha vida e o veículo reconhece o motorista pela respiração. Isso fica visível no painel de instrumentos e na mão do usuário. Assim, o Vision AVTR estabelece uma conexão biométrica com o condutor e aumenta sua conscientização sobre o meio ambiente.

A conexão visual entre passageiros e o mundo exterior é criada pelo módulo de exibição curvo, que substitui um painel convencional. O mundo exterior ao redor do veículo e a área circundante são mostrados em gráficos 3D em tempo real e, ao mesmo tempo, mostram o que está acontecendo na estrada diante do veículo. Combinadas com linhas de energia, essas imagens detalhadas em tempo real dão vida ao interior e permitem que os passageiros descubram e interajam com o meio ambiente de maneira natural, com diferentes vistas do mundo exterior.
FAMÍLIA COMO FOCO
O Vision AVTR detecta automaticamente quando uma família está a bordo e se adapta de acordo com suas funções. Por exemplo, os bancos dianteiros são conectados ao banco traseiro por meio da função Child Connect. Os monitores podem ser usados para monitorar o bem-estar das crianças na parte traseira pelos pais, na frente. Como uma conexão adicional entre os bancos frontais e a traseira, o pulso dos passageiros da frente na parte de trás dos bancos é visualizado pela luz. Isso dá aos passageiros mais jovens, em particular, uma sensação de conexão e segurança nos bancos traseiros.

O EXTERIOR
Quando as fronteiras entre homem e máquina são consideradas, a Mercedes-Benz combina luxo e sustentabilidade com o objetivo de tornar os veículos o mais econômico possível. Com o Vision AVTR, a marca agora mostra como um veículo pode se misturar harmoniosamente com o ambiente e se comunicar com ele. No ecossistema do futuro, o luxo definitivo é a fusão do homem e da natureza com a ajuda da tecnologia. O modelo é, portanto, um exemplo de luxo sustentável no campo do design. Assim que você entra, o veículo se torna uma extensão do seu próprio corpo e uma ferramenta para descobrir o ambiente, assim como no filme, os humanos podem usar avatares para ampliar e expandir suas habilidades.

Uma linguagem formal biônica inspirada na natureza caracteriza a aparência do Vision AVTR. Esse apelo sensual e inovador, com a linguagem de design "sem costura" típica do EQ, transforma o modelo em uma escultura de dentro para fora através de uma grande abertura oval em que o movimento espiral conecta o interior inseparavelmente ao exterior.

FUSÃO HOLÍSTICA
As conchas das portas transparentes dão a impressão de leveza e eficiência da carroceria do veículo com aparência biônica. Ao mesmo tempo, eles abrem a visão do interior e, assim, sublinham a abordagem holística do design: a fusão do exterior, interior e UX. Todas as superfícies transparentes são enquadradas com a mais alta precisão por uma serigrafia decorativa. A espetacular abertura e fechamento das portas é inspirada nas asas de um banshee ou ikran, os montes voadores dos Navi da AVATAR.
COMUNICAÇÃO
O veículo se torna uma parte ativa de seu ambiente: 33 elementos de superfícies móveis multidirecionais na parte traseira do veículo permitem uma interação completamente nova do Vision AVTR com seus arredores. Esses "retalhos biônicos" lembram vários animais pandoranos e se comunicam por meio de movimentos naturais em gestos sutis. Tanto os "retalhos biônicos" quanto as linhas de luz neurais reagem à abordagem de fora e também refletem - conectando-se ao motorista - às emoções e atividades dos ocupantes. A energia natural flui visivelmente através do veículo. As "abas biônicas" mudam de orientação em sintonia, a fim de apoiar de maneira ideal o veículo durante as manobras e expressar a conexão entre o homem e o veículo também no exterior. Além disso, eles podem ser usados como painéis solares.

INSPIRADO NA NATUREZA
A natureza serve como a principal fonte de inspiração para o interior do Vision AVTR: toda a estrutura é projetada a partir de uma linha e assume formas orgânicas. Elementos florais e tecidos suaves do interior contrastam com contornos dinâmicos. As faixas de luz nos assentos encontram sua extensão óptica em projeções no console central. O interior é animado com linhas de energia e gráficos em tempo real.

A experiência do usuário como elemento central do Vision AVTR é comparável a um organismo simbiótico. Assim que os passageiros embarcam e se sentam, eles se fundem com o veículo e podem literalmente sentir o mundo ao seu redor e experimentá-lo ainda mais conscientemente. Elementos técnicos e funcionais podem ser operados intuitivamente.

Este veículo não possui botões ou interruptores visíveis, as funções são projetadas no corpo ou na mão do condutor ou do passageiro - um novo nível de fusão homem-máquina. A tecnologia só é visível quando o motorista realmente precisa e deseja utilizá-lo. O design do painel destaca essa experiência natural com uma aparência atmosférica e luminosa.

Com informações: Luiz Aparecido / Catve.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.