Saúde / Marechal Cândido Rondon 29 de novembro de 2021 18h12

Marechal Rondon adere ao PlanificaSUS Paraná

O programa objetiva unir e integrar equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde...

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Em evento realizado na manhã desta segunda-feira, 29, no auditório da Pontifica Universidade Católica (PUC) de Toledo, Marechal Rondon e os demais municípios que integram a 20ª Regional de Saúde de Toledo aderiram ao PlanificaSUS Paraná.

De Marechal Rondon participaram do evento o vice-prefeito Ilario Hofstaetter, o Ila, a secretária de Saúde, Marciane Specht, a enfermeira tutora, Alexandra Mendonça, e as enfermeiras Cláucia Jackline Meinerz de Oliveira e Graziela Nascimento de Souza.

A secretária rondonense, que é presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), integrou a mesa de honra, ao lado da diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), Maria Gorete Davi Lopes, do chefe da Regional de Saúde, Alberi Locatelli, do prefeito de Toledo, Beto Lunitti, do prefeito de Assis Chateaubriand e presidente do Ciscopar, Valter Aparecido Souza Correia (o Valtinho), e demais autoridades.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde, e contou também com a presença de diversos prefeitos, vice-prefeitos, secretários de saúde e servidores da área.

Antes do ato de assinatura, ocorreu um workshop de abertura do PlanificaSUS Paraná.

PLANIFICASUS

O PlanificaSUS é composto por várias etapas, operacionalizadas por meio de workshops e oficinas tutoriais, e tem como objetivo principal unir e integrar equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), prestados nos municípios; na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH), com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com secretário de Saúde rondonense, Marciane Specht, o programa é fundamental para a nova fase pós-pandemia no Paraná. “Com esse novo momento, de reorganizar a Atenção Primária e Especializada, restabelecer o contato com a população que sofre de doenças crônicas e que se distanciara das Unidades de Saúde é fundamental. O PlanificaSUS permite esse aprimoramento e qualificação", explica.

A implementação do programa foi proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nos 27 estados brasileiros. São parceiros o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde. A operacionalização consiste em seis etapas (Etapa Preparatória, quatro Etapas de Implementação e Etapa Controle).

Com informações: Assessoria .

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.