Saúde / Brasil 18 de setembro de 2019 13h10

Ibope: 51% dos internautas brasileiros usam medicamentos todos os dias

Esse número é maior quando falamos de mulheres (64%), pessoas com 55 anos ou mais (79%) ou respondentes de classe A (69%)...

Pouco mais da metade dos internautas brasileiros toma remédios todos os dias. E 27% ingerem medicamentos por conta própria. É o que revela uma pesquisa feita pelo IBOPE Conecta, encomendada pela Bayer e com o apoio da Anvisa, mediu o conhecimento do brasileiro acerca de temas relacionados à segurança dos pacientes. O levantamento foi realizado com mil pessoas, entre homens e mulheres, de todas as regiões do país, no fim de agosto.

Segundo o levantamento, em média, 51% dos internautas brasileiros usam medicamentos contínuos. Esse número é maior quando falamos de mulheres (64%), pessoas com 55 anos ou mais (79%) ou respondentes de classe A (69%). Dentre quem consome medicamento contínuo, a maioria (93%) foram indicados pelo médico. 3% dizem ser orientados pelo farmacêutico e apenas 2% por amigos e parentes.

Já em relação aos respondentes que não tomam medicamentos contínuos (49%), pouco mais da metade seguiu a indicação de um médico na última vez que tomou algum medicamento, 27% tomaram por conta própria. Pessoas com 55 anos ou mais são as que mais seguiram a indicação de um médico (62%).

Quem seguiu o médico – uso contínuo (82%), não contínuo (64%) – o fez pensando exclusivamente na segurança. “Para nós a segurança do paciente é prioridade, portanto informações como estas nos  fornecem subsídio para desenvolvermos novos projetos e ações focadas na segurança dos pacientes, bem como pensar em melhorias que garantam ainda mais valor para os nossos consumidores”, afirmou  Gustavo Giannattasio, diretor de farmacovigilância da Bayer.

Com informações: Jovem Pan.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.