Cotidiano / Marechal Cândido Rondon 07 de janeiro de 2020 10h15

Guias do IPTU 2020 e outros tributos já podem ser impressas no site da prefeitura

Pagamentos realizados até 10 de fevereiro terão 10% de desconto...

A Secretaria de Fazenda da prefeitura de Marechal Rondon, através do Departamento de Tributação, alerta aos contribuintes rondonenses que, conforme o decreto nº 374/2019, houveram mudanças nos prazos para pagamento dos tributos no ano de 2020, como o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), a coleta de lixo, a CIP (Contribuição de Iluminação Pública) em imóveis vagos, a TVFR (Taxa de Verificação e Funcionamento Regular) e a TVS (Taxa de Vigilância Sanitária).

Para pagamento do IPTU e da TVFR/TVS em parcela única, será concedido 10% de desconto, até 10 de fevereiro, apenas para os pagamentos realizados por meio de guia emitida pelo contribuinte, exclusivamente por meio da internet, pelo endereço eletrônico: https://marechalcandidorondon.atende.net/#!/tipo/servico/valor/49/padrao/1. Ou ao entrar no site www.marechalcandidorondon.atende.net, clicar no banner flutuante que aparece logo no início. Após isso digitar o número do cadastro imobiliário ou CPF do contribuinte, escolher a opção à vista. Já o alvará está disponível no final da página.

Já para pagamento em parcela única, com 8% de desconto, a data limite será dia 10 de abril, através de guia/carnê emitido e expedido pela Secretaria de Fazenda, entregue por meio da empresa de Correios e Telégrafos – ECT, ou ainda emitidas pelo contribuinte por meio da internet. A entrega pelos Correios está prevista para início de março para o contribuinte que não optou pelo pagamento até 10 de fevereiro e será realizada pelo endereço de correspondência ou na sua ausência, o endereço do imóvel, sendo fundamental o contribuinte manter seu cadastro atualizado, principalmente quando se tratar de terrenos vagos, ou residências desocupadas.

As guias com vencimento em 10 de abril também poderão ser impressas via internet. Somente serão disponibilizadas a partir de 11 de fevereiro. As guias emitidas substituirão o carnê, portanto os contribuintes deverão observar o pagamento para não ocorrer em duplicidade.

A taxa de coleta de lixo e a CIP seguirão os mesmos vencimentos do IPTU, porém não terão desconto. O IPTU e a Taxa de coleta de Lixo e a CIP poderão ainda ser parceladas, sem desconto em seis vezes, com vencimento da primeira parcela em 10 de abril.

Já a TVFR/TVS poderão ser parceladas em três vezes com vencimento da primeira parcela em 10 de abril.

O secretário de Fazenda, Carmelo Daronch, explica que o contribuinte que imprimir o carnê on-line e efetuar o pagamento até 10 de fevereiro, não terá o documento impresso pelo município, o que gerará economia aos cofres públicos. “Nos outros anos percebemos que a grande maioria dos contribuintes paga os impostos antecipadamente, o que fazia com que muitos carnês eram impressos sem a necessidade. Agora vamos aguardar para encaminhar para impressão após o dia 10 de fevereiro e aqueles que pagaram os impostos até aquela data, não terão os documentos impressos. Isso gerará economia significativa ao município em gráfica e com distribuição por parte dos Correios”, esclareceu Carmelo.

Lembrando que não houve aumento real nos impostos, somente a reposição da inflação, referente ao último ano que foi de 3,37%. Já a coleta de lixo sofreu reajuste da inflação de 3,37% e 3,58% (atualização dos custos) sendo o total de 6,95%.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.