Cotidiano / Foz do Iguaçu 12 de janeiro de 2022 15h50

Grupo de Apoio ao Turismo e Eventos (GATE) vai garantir segurança para os visitantes em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu ganha, a partir desta terça-feira (11), um novo reforço na segurança pública. Em cerimônia especial no Marco das Três Fronteiras, autoridades…

Welyton Manoel/PMFI.
Welyton Manoel/PMFI.

Foz do Iguaçu ganha, a partir desta terça-feira (11), um novo reforço na segurança pública. Em cerimônia especial no Marco das Três Fronteiras, autoridades municipais e estaduais lançaram o Grupo de Apoio ao Turismo e Eventos (GATE), um grupamento especial da Guarda Municipal que irá atuar no corredor turístico da cidade para ampliar a segurança dos eventos e atrativos.

Paralisado desde 2011, o GATE foi reformulado em uma parceria das secretarias municipais de Segurança Pública e de Turismo e Projetos Estratégicos para atender à demanda do setor e melhorar a receptividade dos turistas na fronteira.

“Vamos tratar o turismo da melhor forma possível. Um dos primeiros questionamentos feitos antes de decidirmos para onde viajar é sobre a segurança do local, sendo assim, Foz ganha mais um ponto positivo nesse aspecto. Com esta sensação de proteção, teremos esse visitante voltando aqui por muitas outras vezes”, frisou o prefeito em exercício, delegado Francisco Sampaio.

A cerimônia contou também com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, que elogiou a iniciativa e o trabalho conjunto para a criação do grupo.

“Se o turista está bem assistido, significa que a população também estará. É uma situação onde todos ganham. A cada iniciativa criada em Foz sentimos ainda mais orgulho por termos uma cidade tão exemplar, que não mede esforços para melhorar o carro-chefe da economia municipal, que é o turismo. É um orgulho para o Estado”, celebrou o coronel Marinho.

Atuação conjunta

A viatura fará rondas diárias pelos atrativos e estará em pontos fixos durante grandes eventos. A equipe será composta por um agente da Guarda Municipal e um agente de turismo, que darão o apoio necessário às demandas dos visitantes.

A Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos subsidiará o grupo com informações turísticas, material impresso, espaço físico para suporte às atividades e na intermediação entre a Guarda Municipal e os equipamentos turísticos.

“Demos um passo que destaca a responsabilidade da cidade com a segurança de quem nos visita. Em conjunto com a secretaria de Segurança Pública, nos colocamos na vanguarda e com toda a certeza teremos um saldo positivo”, afirmou o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli.

“É uma grande alegria retomar esse trabalho na cidade. Isso está dentro da filosofia do policiamento comunitário, orientado para a solução dos problemas, estando sempre um passo à frente. Vamos aprender diariamente e cumprir o nosso papel de cuidar dos moradores e de quem nos visita”, ressaltou Reginaldo da Silva, secretário de Segurança Pública.

Presenças

Também participaram da cerimônia de lançamento o presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, vereador Ney Patrício; os vereadores Alex Meyer e Anice Gazzaoui; integrantes da comissão de turismo; o presidente do Visit Iguassu e Codefoz, Felipe Gonzalez; além de representantes de forças policiais da fronteira

Com informações: Prefeitura de Foz do Iguaçu.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.