Cotidiano / Paraná 22 de outubro de 2019 09h07

Fim do horário de verão divide opiniões e modifica comportamento de consumidores

Para economizar sem passar calor, são necessários alguns cuidados com os equipamentos...

Se tem um assunto que divide opiniões, é o horário de verão.

Pela primeira vez em 34 anos os brasileiros não vão precisar adiantar os relógios em uma hora. A decisão pela suspensão foi do Governo Federal após estudos apontarem uma mudança nos hábitos de consumo da população.

No horário de verão as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país tinham dias mais longos entre os meses de outubro e fevereiro. Historicamente, teve como principal objetivo o melhor aproveitamento da luz natural e consequente redução de consumo de energia elétrica no início da noite. Mas, o economista afirma que essa economia não era, necessariamente, para o bolso dos brasileiros.

E por falar em economia, com o aumento das temperaturas ainda no inverno, os bons e velhos ventiladores e ar condicionados começaram a trabalhar mais cedo neste ano, por isso, a conta de luz já chegou mais cara na casa do consumidor.

Para economizar sem passar calor, são necessários alguns cuidados com os equipamentos. Manutenção preventiva e a limpeza dos filtros do ar condicionado são fatores que ajudam para o bom funcionamento do aparelho, e a temperatura também garante a economia no fim do mês.

Ou seja, com horário de verão ou não, o calor deve predominar até o ano que vem, por isso, os brasileiros vão precisar se adaptar para enfrentar a estação mais quente do ano que começa em dezembro.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.