Esportes / Paraná 09 de janeiro de 2020 10h42

Esporte e recreação movimentam temporada nas praias

Atividades iniciaram na quarta-feira (8)

O esporte chegou na operação Verão Maior para agitar e esquentar ainda mais o clima nas areias do Litoral paranaense. Muitas atividades esportivas, recreativas e de entretenimento são ofertadas aos turistas, veranistas e a comunidade local a partir de quarta-feira (8). As atividades são coordenadas pela Superintendência Estadual do Esporte.

Entre as atrações estão aulas de ginástica, ritmos e danças, recreação infantil, caminhada, peteca, beach tennis, vôlei de praia, futebol, minifutebol, alongamento e torneios esportivos. As atividades são realizadas por acadêmicos e profissionais de Educação Física até o dia 9 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h.

"Nosso objetivo é conscientizar a população que essas ações do Verão Maior melhoram a qualidade de vida, uma vez que a prática de esporte e lazer é uma prevenção à saúde", disse o coordenador geral do Verão Maior pela Superintendência do Esporte, Mauro Cachel.

Para envolver o maior número de veranistas nas atividades, o projeto conta com seis postos fixos, instalados nas praias de Guaratuba, Matinhos, Caiobá, Praia de Leste, Ipanema e Shangrilá. Além destes, haverá duas equipes itinerantes, em Guaratuba e Antonina e uma equipe de eventos.

Na região de Porto Rico e na Costa Oeste (municípios lindeiros) também serão desenvolvidas ações do projeto.

INÍCIO DAS ATIVIDADES
A largada do projeto foi dada nas praias de Caiobá e Guaratuba, com música e dança para convidar os veranistas a participarem do Verão Maior. Frequentadora assídua das praias paranaenses, a curitibana Dirce Rosa de Oliveira disse que participar do projeto já virou tradição no início do ano. "É muito bom, envolve toda a família nas atividades. Viemos todos os anos e sempre gostamos de participar das ações promovidas pelo Governo do Paraná", declarou.

A turista Andressa da Cunha afirma que as atividades do Verão Maior são mais uma oportunidade para as pessoas que estão curtindo a estação mais quente do ano se exercitarem. "Acompanho sempre as ações que o Governo do Estado faz nas praias, já achei sensacional os shows. Acho muito bacana essa interação com os turistas, é legal trazer dança e diversos esportes para a população, pois, por falta de um incentivo, às vezes não fazem nenhuma atividade física nesta época do ano", disse Andressa.

COMPETIÇÕES
Nos fins de semana, uma equipe de eventos em parceria com as federações vai organizar competições e levar novas atrações para o evento. Entre as novidades deste ano estão voo cativo de balão, parede de escalada com tirolesa e apresentações de atletas olímpicos e paralímpicos.

"Estamos com cerca de 100 profissionais trabalhando no Verão Maior para atender da melhor forma possível as pessoas que estão vindo para o litoral. Queremos que os veranistas se sintam felizes, que aproveitem suas férias de uma forma saudável, que participem das atividades que serão desenvolvidas para todas as idades pelas equipes do esporte e levem boas lembranças do Paraná", destacou o diretor-geral do Verão Maior, Tiago Campos.

No primeiro fim de semana, 11 e 12 de janeiro, acontecem torneios de vôlei de praia nos postos de Shangrilá, Ipanema, Praia de Leste, Matinhos, Caiobá e Guaratuba - que também contará com muro de escalada e tirolesa. Já Antonina recebe uma etapa do Open de Futevôlei.

ABERTURA
Uma grande festa está sendo preparada para marcar o início das atividades esportivas na operação Verão Maior. O evento acontece neste sábado (11), no posto de Caiobá, a partir das às 08h30 com atividades esportivas e a primeira etapa do Circuito Paranaense de Handebol de Areia e parede de escalada com tirolesa. Em seguida, às 10h30, serão realizados os voos cativos de balão e às 11h acontece uma partida amistosa do Futebol das Estrelas, além de atividades de palco.

O Verão Maior é uma ação integrada do Governo do Estado, em parceria com os municípios do Litoral, e das cidades que abrigam praias de água doce no Noroeste e Oeste do Estado. O objetivo é aprimorar a infraestrutura das praias e balneários paranaenses, garantindo saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores locais.

Com informações: AEN PR.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.