Tecnologia / Brasil 24 de janeiro de 2019 09h08

Entenda como nova regra do WhatsApp irá afetar grupos

Com a nova medida, o máximo de destinatários passa a ser 5 por vez...

O WhatsApp anunciou, nesta segunda-feira, 21, mudanças nas regras de compartilhamento do aplicativo, limitando o número de destinatários para encaminhar mensagens — a alteração, no entanto, ainda permite que elas sejam enviadas, mas apenas para cinco contatos por vez. Antes, o limite era de 20 pessoas por vez. 

A restrição vai valer para todos os usuários do aplicativo no mundo — 1,5 bilhão de pessoas e será implementada a medida que o aplicativo for automaticamente atualizado. 
Antes, era possível encaminhar uma mensagem para 20 destinatários, fossem pessoas ou grupos. Com a nova medida, o máximo de destinatários passa a ser 5 por vez.

Apesar desta restrição, quem quiser poderá enviar para mais destinatários, mas sempre a cada cinco por vez. O número máximo de destinatário s é válido para cada encaminhamento, mas não existe um limite do número de vezes que uma mensagem pode ser compartilhada.

Como a mudança se restringe aos destinatários e não para os grupos, cada mensagem poderá ser encaminhada para até 5 grupos de uma vez. Como cada grupo do WhatsApp pode ter até 256 membros, o número máximo de pessoas com que se pode compartilhar uma mensagem de uma vez passa a ser 1.280.
Na regra anterior, o número máximo de pessoas que poderiam receber uma mensagem era de 5.120, o equivalente a 20 grupos cheios.

Vale para qualquer tipo de mensagem
A restrição é só para as mensagens encaminhadas. Sejam as que a pessoa recebeu ou as que ela mesma já tinha escrito para alguém. A medida inclui não só mensagens de texto, mas também de áudio e vídeo.

As listas de transmissão continuarão podendo ter 256 contatos. Essa é uma ferramenta que o WhatsApp disponibiliza para que usuários possam escrever e enviar uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. Somente indivíduos podem ser incluídos em listas de transmissão, ou seja, essa ferramenta não pode ser utilizada para enviar mensagens a grupos.
Para enviar uma mensagem a um contato em uma lista é necessário que quem receba a mensagem tenha quem está enviando em sua lista de contatos, ou a pessoa não receberá a mensagem.

Os usuários do aplicativo que continuam sem a atualização podem encaminhar mensagens para mais de cinco destinatários.Segundo o Whatsapp, isso acontecerá ainda nesta semana. As atualizações serão enviadas primeiro para quem tem celulares Android e depois para os sistema iOS.
Em nota, o WhatsApp afirmou que “avaliou com cuidado esse teste [de limite de encaminhamento] e ouviu o feedback dos usuários durante o período de 6 meses”, antes de decidir ampliar a restrição para os usuários em todo o mundo.

A discussão sobre a responsabilidade das empresas sobre o que é compartilhado em aplicativos e redes sociais ganhou força nos últimos anos. Algumas vêm anunciando medidas para lidar com a questão da circulação de informações falsas, como exclusão de contas suspeitas no Twitter e no Facebook.
Em julho passado, o WhatsApp passou a avisar quando uma mensagem recebida se tratava de algo encaminhado pelo remetente.

Com informações: Bem Paraná.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.