Saúde / Brasil 12 de abril de 2021 11h25

Diretor da OMS elogia técnica da mãozinha criada por enfermeira brasileira

Ele explicou no post que ela foi criada para dar conforto a pacientes com Covid-19 e se disse: ‘sem palavras’...

Foto da técnica da mãozinha compartilhada pelo diretor da OMS - Foto: reprodução / Twitter
Foto da técnica da mãozinha compartilhada pelo diretor da OMS - Foto: reprodução / Twitter

Lembra da técnica da mãozinha criada por uma enfermeira brasileira para confortar pacientes, que mostramos no Só Notícia Boa no mês passado? Ela acaba de ser reconhecida internacionalmente e por ninguém menos que o diretor-geral da OMS, Organização Mundial da Saúde.

Tedros Adhanom Ghebreyesus repostou a foto da técnica da mãozinha no Twitter. Ele explicou no post que ela foi criada para dar conforto a pacientes com Covid-19 e se disse: ‘sem palavras’.

“Sem palavras para expressar minha admiração aos profissionais da saúde na linha de frente nesta pandemia e as formas incríveis com que eles estão buscando confortar seus pacientes. Vocês têm muito a nos ensinar e há muito que devemos fazer para apoiá-los e protegê-los”, escreveu Ghebreyesus.

A ideia

Juntando duas luvas amarradas e cheias de água quente, a carioca Lidiane Melo conseguiu melhorar a circulação sanguínea e trouxe calma a quem se sente sozinho em um leito de UTI.
Ela contou que teve a ideia durante um dia intenso no plantão em que fazia em um hospital na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio.

“A mão [do paciente] estava muito fria. Enrolei em algodão ortopédico e atadura, que é uma prática prevista na enfermagem, mas não funcionou”, contou a profissional da saúde ao G1.

“A circulação não melhorava”, lembrou a enfermeira. “Pensei em molhar a mão dele com água morna, mas por causa do risco de contaminação, a ideia não era boa. Pensei mais um pouco e coloquei a água morna dentro das luvas cirúrgicas e envolvi na mão dele.”

O post

A postagem do diretor-geral da OMS foi feita pouco antes da entrevista coletiva semanal que ele participa, desde o começo da pandemia, em Genebra. Veja:

Lidiane Melo no hospital - Foto: reprodução / redes sociais

Lidiane Melo no hospital – Foto: reprodução / redes sociais

Lidiane Melo paramentada - Foto: reprodução / redes sociais

Lidiane Melo paramentada – Foto: reprodução / redes sociais

Técnica da mãozinha criada pela enfermeira Lidiane - Foto: reprodução / redes sociais

Técnica da mãozinha criada pela enfermeira Lidiane – Foto: reprodução / redes sociais

Com informações: Só Notícia Boa.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.