Saúde / Brasil 26 de fevereiro de 2020 16h11

CORONAVÍRUS: Ao compartilhar sua bomba de chimarrão você pode estar correndo risco, alerta ministro da Saúde ao Sul do País

Deixar de compartilhar a cuia é difícil em uma roda de chimarrão. Portanto, outra opção para quem não quer pegar coronavírus ou outras doenças contagiosas pela saliva é ...

Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Na entrevista coletiva nesta quarta-feira (26) sobre o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil, o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta fez um alerta à população que toma chimarrão e tererê, especialmente no Sul do país. Assim como outras doenças infecciosas, como a gripe, o coronavírus pode ser transmitido pela bomba do chimarrão e tererê, que passa de boca em boca. Isso porque a saliva é uma das principais formas de contágio do coranavírus.

“É preciso ter cuidado. como no meu Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul, que têm o habito cultural de compartilhar o chimarrão e o tererê, que passam de boca em boca em uma roda de pessoas”, alertou o ministro.

Para Mandetta, é importante que as pessoas evitem compartilhar a bomba de chimarrão e tererê. “O chimarrão é um instrumento de compartilhamento e passagem de substâncias orais entre as pessoas”, ressalta o ministro, que é médico.

Deixar de compartilhar a cuia é difícil em uma roda de chimarrão. Portanto, outra opção para quem não quer pegar coronavírus ou outras doenças contagiosas pela saliva é limpar a bomba ante de tomar o mate. Mas atenção: a limpeza deve ser feita com álcool líquido 70%. Se você optar por álcool gel, a cuia fica pegajosa e a ação pode demorar a fazer efeito.

Com informações: Tribuna PR.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.