Saúde / Cascavel 11 de fevereiro de 2021 08h16

CEONC: exames de rastreamento de câncer que você precisa conhecer

O CEONC Hospital do Câncer possui uma estrutura completa para realização dos principais exames de rastreamento, cuja função é exatamente identificar o câncer antes mesmo que a pessoa apresente sintomas...

O diagnóstico precoce é fundamental na oncologia, pois aumenta as chances de cura e pode permitir tratamentos menos agressivos. O CEONC Hospital do Câncer possui uma estrutura completa para realização dos principais exames de rastreamento, cuja função é exatamente identificar o câncer antes mesmo que a pessoa apresente sintomas.

Fundado em 1993, o Centro de Oncologia de Cascavel (CEONC Hospital do Câncer) tem como premissa a oferta de uma estrutura completa que permite desde o diagnóstico até o tratamento (cirurgia, quimioterapia e radioterapia). O CEONC também atua fortemente na conscientização da população sobre a importância de adoção de hábitos saudáveis e da descoberta precoce do câncer.

Confira algumas recomendações separadas pelo hospital sobre a detecção precoce:

CÂNCER DE MAMA

A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas – deve ser feita anualmente por mulheres acima dos 40 anos.

Já o autoexame pode ser feito a partir dos 20 anos. A indicação é que ocorra sempre 07 dias após o início da menstruação.

Algumas mulheres, em função do histórico familiar, de fatores genéticos ou de outros fatores, devem realizar o rastreamento com ressonância magnética e mamografia a partir da recomendação médica. É essencial conversar com o seu médico.

CÂNCER COLORRETAL E PÓLIPOS

Para quem tem risco médio de câncer colorretal é recomendado iniciar o rastreamento regular aos 45 anos de idade. Essa verificação pode ser feita por meio de uma colonoscopia ou com pesquisa de sangue oculto.

Caso você tenha histórico familiar, a idade para iniciar os exames de prevenção e rastreamento pode ser adiantada. Verifique com o seu médico sobre quais os testes mais indicados para você.

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

Exames de detecção começam aos 25 anos para as mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual. O exame inicialmente deve ser realizado anualmente, e poderá ter seu intervalo de repetição estendido, de acordo com os resultados. Deve ser realizado até a idade de 64 anos.

Exames de detecção do DNA-HPV não são rotineiramente requisitados, e deverão ser discutidos com o médico assistente.

CÂNCER DE PULMÃO

Exames de rastreamento podem ser feitos se você tem:

– 55 a 74 anos de idade.
– É fumante ou foi fumante e parou nos últimos 15 anos.
– Ter fumado 30 anos/maço (1 maço por dia por 30 anos ou 2 maços por dia durante 15 anos).

É possível a realização de exame de imagem para acompanhamento preventivo do pulmão.

CÂNCER DE PRÓSTATA

Há indicação de realização anual de exames preventivos para homens a partir dos 50 anos. Os pacientes podem ser submetidos ao exame de toque e à análise de PSA. Você deve conversar com o seu médico para definição do melhor protocolo para o seu caso.

SOBRE O CEONC

O CEONC Hospital do Câncer tem mais de 27 anos de história, estando presente em Cascavel e Francisco Beltrão. O centro médico conta com mais de 30 especialistas de diversas áreas da Oncologia.

O hospital oferece atendimento completo e diferenciado, com tratamentos radioterápicos, quimioterápicos, exames de imagem (mamografia, PET CT, Ressonância Magnética, entre outros) e procedimentos cirúrgicos, inclusive minimamente invasivos.

A presença do CEONC em Cascavel e Francisco Beltrão, com seu corpo clínico e tecnologias, transforma essas duas cidades em centros de atendimento oncológico.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.