Saúde / Marechal Cândido Rondon 07 de outubro de 2019 09h50

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo inicia hoje (07)

Primeira etapa é destinada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos...

Hoje (07), marca o início da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, tem como foco especial em dois subgrupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos.

De acordo com um boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro, foram confirmados 5346 casos de sarampo no Brasil. A maior parte dos diagnósticos está concentrada em 153 municípios de São Paulo (97,5%), principalmente na região metropolitana.

Ainda assim, o número de estados com transmissão ativa da doença já chega a 17. E isso reforça a importância de uma campanha de vacinação por todo o país.

Em 2019, o governo decidiu dividir a ação em duas fases. Cada uma é focada em um público diferente que estaria mais suscetível à infecção por sarampo.
Entre 7 e 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Além disso, haverá um Dia D em 19 de outubro. Cabe lembrar que, antes do primeiro ano de vida, a dose não entra na conta do Calendário Nacional de Vacinação. Ou seja, o bebê continuará precisando tomar mais duas injeções.

De 18 a 30 de novembro, será a vez dos jovens de 20 a 29 anos. Aqui, o Dia D acontecerá no 30 de novembro, data final da campanha.

Conforme a secretária de Saúde, Marciane Specht, quase todas as unidades de saúde do município, da sede e do interior, estarão participando da campanha. Apenas as unidades de São Roque e Bom Jardim, que não possuem sala de vacina, não estarão dispondo de doses. Os moradores destas localidades são orientados a buscar a unidade mais próxima, como Margarida, Iguiporã e Porto Mendes.

A secretária ressalta que a meta é vacinar 100% do público alvo, tendo em vista a importância desta imunização. “Pedimos que os pais levem seus filhos para se imunizarem e que os jovens de 20 a 29 anos também se sensibilizem com a campanha. Diante dos casos já confirmados no Brasil, todos temos que ficar em alerta”, apontou a secretária.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.