Saúde / Marechal Cândido Rondon 17 de fevereiro de 2020 09h58

Aumenta a preocupação com a dengue: População deve fazer a sua parte

São inúmeros os locais possíveis para a concentração de focos do mosquito da dengue...

Em todo o Brasil, cada vez mais aumentam os casos de dengue. Em Marechal Rondon não está sendo diferente. São 50 casos confirmados. Outros 30 casos notificados aguardam o resultado e outros 13 deram negativo.

De acordo com o chefe do Setor de Endemias, Sérgio Radke, a cada dia novos casos surgem e o alerta passa a ficar ligado. “São inúmeros os locais possíveis para a concentração de focos do mosquito da dengue. Onde mais se encontram as larvas é em calhas e ocos de árvores, locais estes pouco vistoriados pelos moradores. No caso dos ocos, como é difícil a retirada da água, recomendamos jogar serragem, terra ou areia”, explica.

Sergio Radke lembra que todos os dias surgem muitas denúncias alertando sobre focos do mosquito, e todos os casos são conferidos pelos agentes de endemias. “Vale lembrar também, que quase sempre nossos agentes trabalham fora de hora fazendo vistorias, muito por conta de que em determinados lugares, o dono da casa não se encontra por estar trabalhando ou outro motivo e o acesso muitas vezes é difícil, ou seja, voltamos mais tarde”, frisa.

A secretária de Saúde, Marciane Specht, lembra que não basta o poder público fazer sua parte, se a população não fizer a sua. “Estamos realizando arrastões e diariamente visitas em casas e estabelecimentos comerciais. Grande parte da população faz a sua parte, mas o problema é a minoria. Essa minoria que prejudica os demais, ao não fazer o seu papel de casa, que é deixar o terreno em ordem, sem água parada”, salienta.

MULTAS

Toda a equipe de endemias trabalha diariamente para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em casos recorrentes são aplicadas notificações e, caso o morador do imóvel não regularizar a situação em até 48 horas, é multado. O valor varia, dependendo do número de focos encontrados, podendo chegar a até R$ 1.709,00. Se dentro do período de um ano da primeira notificação, novamente focos forem encontrados, o valor da multa poderá dobrar.

SINTOMAS

Se você, rondonense, sentir alguns sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo, procure o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou então a UPA 24 horas.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.