Política / Marechal Cândido Rondon 03 de setembro de 2019 14h52

Arion volta a cobrar implantação do Centro Odontológico em Marechal Rondon

Na opinião do vereador, a criação do CEO contribuiria significativamente para o atendimento no setor, que atualmente somente executa tratamentos básicos...

Em requerimento aprovado ontem (02) pela Câmara de Vereadores, Arion Nasihgil cobra, mais uma vez, a instalação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em Marechal Cândido Rondon. O mesmo pedido já havia sido apresentado por ele em 2017 e 2018.

Na opinião do vereador, a criação do CEO contribuiria significativamente para o atendimento no setor, que atualmente somente executa tratamentos básicos. Já os atendimentos de maior complexidade precisam ser encaminhados para outros municípios, o que gera longas filas de espera destes pacientes e tem alto custo.

De acordo com dados do Portal da Transparência do Município, por exemplo, para consultas de endodontia e exodontia existem, respectivamente, 206 e 195 pessoas na fila, sendo que para a primeira especialidade há um prazo médio de atendimento de 514 dias e, para a segunda, é preciso aguardar mais de dois anos.

“É certo que tal situação poderia ser revertida com a construção de um Centro de Especialidades Odontológicas. Não podemos esquecer que o atual prefeito, enquanto vereador em 2014, também cobrou da antiga administração a construção deste centro, o que fez por intermédio do Requerimento nº 108/2014”, declara Arion.

No requerimento apresentado ontem, o vereador volta a questionar se há previsão para criação do CEO no município, além de solicitar o envio à Câmara de relatório geral sobre os atendimentos odontológicos prestados atualmente pela Secretaria de Saúde.

Em outro requerimento, Arion também questiona a Municipalidade sobre o atendimento médico prestado nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias Saúde da Família ao longo de 2019. Ele solicita que seja enviado ao Poder Legislativo relação detalhada com os nomes dos médicos, carga horária e relação de atendimentos prestados pelo setor.

De outra parte, em requerimento em conjunto com Adriano Cottica, Arion solicita informações da administração municipal sobre os veículos pertencentes à frota municipal e o abastecimento dos mesmos.

A Prefeitura deve informar ao Poder Legislativo: quais postos de combustíveis estão habilitados para o abastecimento; como as empresas foram habilitadas; e o valor gasto no decorrer de 2018 e 2019 com o abastecimento de veículos da frota municipal.

Junto com a resposta, deverão ser encaminhadas cópias dos controles de abastecimento e a relação detalhada dos veículos da frota da Prefeitura.

Por fim, em indicação Arion sugere ao governo municipal que faça melhorias na pavimentação e na sinalização das Ruas Porto Alegre e Presidente Costa e Silva, no trecho de acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, conforme já havia sido proposto em indicação no início do ano.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.