Cotidiano / Toledo 03 de janeiro de 2020 10h06

Aeroporto de Toledo recebe Certificado Operacional da Anac

Documento consta em portaria publicada no Diário Oficial da União de 30 de dezembro de 2019...

O Aeroporto Luiz Dalcanale Filho, de Toledo, recebeu o Certificado Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A portaria nº 3975, publicada em 30 de dezembro de 2019, no Diário Oficial da União, atesta a capacidade operacional do terminal paranaense e seu funcionamento de acordo com os pareceres de segurança e excelência estabelecidos pelos órgãos da aviação civil nacional e internacional.

A certificação operacional fica condicionada à manutenção pelo operador aeroportuário. O aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 2C ou inferior. A operação de aviões como o ATR-72 da Azul será permitida apenas em Condições Meteorológicas de Voo Visual (VMC).

Em 2019, primeiro ano de voos diários da Azul, vinte e quatro mil pessoas já decolaram e pousaram em Toledo. Durante esse período o aeroporto operava com uma autorização provisória da Anac.

O Certificado Operacional de Aeroporto é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 139 da Anac. As avaliações são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais no mundo inteiro.


CONQUISTA

O Prefeito Lucio de Marchi comemorou a notícia e disse ser uma grande conquista do Município. "Neste primeiro ano de voos diários da Azul vinte e quatro mil pessoas já decolaram e pousaram em Toledo. Nesse período tínhamos uma autorização provisória da ANAC, mas no dia 30 de dezembro de 2019 foi publicado no Diário Oficial da União a portaria 3975 com o certificado oficial e definitivo dos quarenta e sete itens exigidos pela ANAC para poder operar e oficializar nosso aeroporto".

Lucio agradeceu o empenho de toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento, da Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit) e também de vários empresários que não mediram esforços para que esse momento se tornasse realidade, além do Governo do Estado, pelos incentivos oferecidos.

"O aeroporto trouxe grande visibilidade para Toledo. Ele é fundamental para fortalecer e solidificar realmente a área econômica do Município de Toledo. Isso é bom para todos, para as empresas, pois amplia as possibilidades de novos negócios. E é bom para os trabalhadores, pois com o fortalecimento das empresas locais possibilita a geração de mais empregos, mais renda e mais divisas", complementou.

O Secretário de Desenvolvimento, Jozimar Polasso, também comemorou a notícia. "Depois de tanto esforço e dedicação receber uma notícia dessas agora no último dia do ano é muito gratificante. Foram mais de R$ 1,5 milhão para manutenção da pista, mais de R$ 800 mil no Plano Aeroviário, entre tantos outros investimentos. Então queremos agradecer sim todos os que se envolveram e se empenharam para que esse momento acontecesse e se tornasse realidade."

Com informações: CATVE.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.