Cotidiano / Brasil 23 de julho de 2021 17h10

Academia Brasileira de Letras inclui 'feminicídio' e 'home office' em vocabulário

Ao todo, mil palavras novas foram incluídas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp)...

Foto: Freepik
Foto: Freepik

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou, nesta semana, a sexta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), com mil palavras novas. O documento, que não era atualizado desde 2009, conta agora com 382 mil palavras oficialmente reconhecidas no português.

A ABL acrescentou palavras como "feminicídio", "sororidade", "negacionismo" e "pós-verdade", além de "crossfit" e outras relacionadas à pandemia do novo coronavírus, como "home office", "lockdown" e o próprio nome da doença, grafado com letra minúscula: "covid-19". É possível consultar a grafia das "novas" palavras de forma on-line.

"Muitos acréscimos estão relacionados aos novos termos originados do desenvolvimento científico e tecnológico, às palavras surgidas no contexto da pandemia do novo coronavírus", explica a academia.

Veja alguns exemplos e seus significados, segundo a ABL:

Feminicídio: delito de homicídio praticado contra mulher decorrente de violência doméstica ou familiar e/ou por motivo de menosprezo ou discriminação de gênero.

Negacionismo: atitude tendenciosa que consiste na recusa a aceitar a existência, a validade ou a verdade de algo, como eventos históricos ou fatos científicos, apesar das evidências ou argumentos que o comprovam.

Home office: no Brasil, significa trabalhar de casa, mas, no inglês, a expressão equivalente seria "work from home". Literalmente, em inglês, "home office" significa "escritório de casa".

Sororidade: sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres, por compartilharem uma identidade de gênero; conduta ou atitude que reflete este sentimento, especialmente em oposição a todas as formas de exclusão, opressão e violência contra as mulheres.

Lockdown: medida de caráter transitório imposta, em geral, por uma autoridade competente do Poder Executivo para proteger a população de perigo, como numa pandemia, por exemplo; consiste no impedimento ou controle rigoroso do deslocamento de pessoas, da circulação de veículos e do funcionamento de estabelecimentos em determinado local ou região.

Com informações: TV Cultura.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.