Aconteceu na tarde desta terça-feira (17), na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), a 2ª Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná, promovida pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD).
O encontro abordou a rotatividade de profissionais nas empresas (turnover), que atualmente varia entre 5% e 7% ao mês, um índice considerado alto e um dos principais desafios do mercado de trabalho no Oeste do Paraná.
O evento reuniu empresários, autoridades, especialistas e técnicos para debater os fatores que contribuem para a rotatividade e construir caminhos para um mercado de trabalho mais estável e eficiente.
Estiveram presentes na conferência o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Estado do Paraná, Do Carmo; o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (FACIAP), Flávio Furlan; o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (CACIOPAR), Reni Fernandes; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Kohler (Claudinho); o presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CETER), Emílio Romano; a representante da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Marlise Ricardi; e a diretora de Pesquisa e Qualificação da SETR, Liza Fortes.
O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Alci Rotta, foi representado pelo coordenador da Câmara Técnica de Empregabilidade do POD, Sergio Marcucci.
A palestra principal foi ministrada por Daniela Diniz, especialista do Great Place To Work (GPTW), com o tema: “O futuro do trabalho é humano: saúde psicossocial, cultura e liderança como estratégia para produtividade”.
Andréia Altran ministrou a palestra “Equipes resilientes e transformadoras: estratégias para manter a performance em tempos de mudança”. Sandra Cantu Hendges apresentou a palestra “Cultura organizacional saudável: o papel da liderança na construção de ambientes saudáveis”. Enquanto que a palestrante Lais Raycik tratou do tema “Gestão de riscos psicossociais: da conformidade à estratégia para engajar pessoas às empresas”. Já o palestrante Rodrigo Bonetti ministrou a palestra “Saúde mental no trabalho: como implementar uma gestão estratégica e preventiva nas organizações”.
Além das palestras e oficinas, a superintendente do SESI Paraná, Caroline Arns, apresentou o Programa de Inclusão ao Emprego.