Terça, 30 de Maio de 2023
17°

Tempo nublado

Marechal Cândido Rondon, PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão de Meio Ambiente vai discutir intenção da Petrobras de explorar petróleo na foz do rio Amazonas

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Ivan Valente: comunidades seriam severamente impactadas A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Susten...

26/05/2023 às 16h00
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Ivan Valente: comunidades seriam severamente impactadas - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Ivan Valente: comunidades seriam severamente impactadas - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados debate na próxima quarta-feira (31) a ideia de explorar petróleo e gás na foz do rio Amazonas. A Petrobras está tentando conseguir uma licença para isso, mas o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já emitiu uma nota técnica apontando fragilidades e riscos de autorizar essa exploração na região.

"Na região, vivem comunidades tradicionais e povos indígenas que seriam severamente impactados pelas atividades petrolíferas, especialmente em situações de vazamento de petróleo que poderiam causar danos irreparáveis à natureza e às populações que dela dependem", afirma o deputado Ivan Valente (Psol-SP), que pediu a realização do debate.

Em audiência na Câmara nesta semana, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu o Ibama. "É uma decisão de um governo republicano, que respeita a lei, não é negacionista e não desobedece a relatório técnico de dez técnicos do órgão", afirmou.

“Todos assinaram que precisa da avaliação ambiental estratégica em razão da complexidade do empreendimento. Não é olhar para cada furo, é para o conjunto da obra. Uma avaliação dessas leva de dois anos a dois anos e meio. E a decisão do governo é de que nós vamos fazer sim a avaliação ambiental estratégica”, salientou a ministra.

Vários deputados, no entanto, criticaram a negativa do Ibama.

Para Ivan Valente, são necessários estudos que indiquem a viabilidade do empreendimento para iniciar as atividades de exploração de petróleo na foz do rio Amazonas. O deputado acrescenta ainda que é preciso avaliar e debater os efeitos climáticos dessa exploração e assegurar salvaguardas imprescindíveis em caso de acidentes com vazamento de óleo.

A audiência será realizada no plenário 2, a partir das 10 horas, e ouvirá, entre outros:
- a ministra Marina Silva;
- o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho;
- o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates; e
- o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira.

Confira aqui a lista completa de convidados

Marechal Cândido Rondon, PR Atualizado às 04h08 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 18°

Qua 20°C 16°C
Qui 22°C 14°C
Sex 23°C 14°C
Sáb 23°C 14°C
Dom 23°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes