Saúde / Brasil 27 de dezembro de 2017 15h07

Viajantes devem regularizar vacinas para obter o Certificado Internacional

Principais vacinas solicitadas por alguns países são contra malária, sarampo e febre amarela...

Com a chegada do período de férias de verão, algumas pessoas aproveitam para viajar a outros países, mas alguns desses lugares exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Em Londrina ele é emitido pelo Centro de Orientação ao Viajante, localizado na Rua Atílio Octávio Bisatto, 480, na Vila Siam, região leste.

Para adquirir o certificado, o cidadão deve antes tomar as vacinas na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Com a carteira de vacinação atualizada e um documento pessoal com foto em mãos, é necessário, então, se dirigir ao Centro de Orientação ao Viajante. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, exceto em feriados.

As principais vacinas solicitadas por alguns países são contra malária, sarampo e febre amarela. Segundo a assessora da Diretoria de Vigilância em Saúde, Sandra Caldeira, as doses devem ser tomadas com, ao menos, 15 dias de antecedência para a emissão do CIVP, caso contrário o viajante não conseguirá emitir a carteira de vacinação. Outras vacinas também podem ser solicitadas pelo Centro de Orientação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibiliza tabela dos países que exigem as vacinas e as imunizações obrigatórias para a entrada nesses lugares.

Tabela de imunizações

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.