Vacinação contra a gripe iniciará no dia 23 em Marechal Rondon - Marechal Online

Saúde / Marechal Cândido Rondon 19 de abril de 2018 13h15

Vacinação contra a gripe iniciará no dia 23 em Marechal Rondon

A meta da campanha é atingir 90% dos grupos prioritários...

O Ministério da Saúde lançou a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que entrará em vigor no dia 23 de abril e seguirá até 1° de junho. Em Marechal Rondon, os profissionais da área de saúde se reuniram ontem (18), na Unidade de Saúde 24 Horas, para fins de organização e planejamento da imunização dos rondonenses que fazem parte do público-alvo da campanha. A secretária de Saúde, Marciane Specht, acompanhou o encontro.

Na campanha de 2018, além dos idosos com 60 anos ou mais, serão vacinadas também, crianças a partir de 6 meses de idade e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores na área de saúde, professores, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, que estejam sob medidas socioeducativas, os encarcerados e os funcionários do sistema prisional, além dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade. A meta da campanha é atingir 90% dos grupos prioritários.

Deve apresentar a prescrição de medicação de uso contínuo, quem for portador de doenças respiratórias crônicas (asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico, bronquiectasia, fibrose cística, doença intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar, crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade e DPOC), diabetes (tipo I e II), doenças cardíacas crônicas (doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca), doença renal crônica (doença renal nos estágios 3, 4 e 5), síndrome nefrótica e paciente em diálise), doença hepática crônica (atrésia biliar, hepatites crônicas e cirrose), doença neurológica crônica (deficiência neurológica grave, doenças hereditárias e degenartivas do sistema nervoso ou muscular, condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela questão neurológica, AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares), doenças imunossupressoras (doença de crohn, colite ulcerativa, artrite reumatoide, lúpus, psoríase, etc.), obesos (grau III), transplantados e portadores de trissomias (down, klinefelter, wakany, entre outras).

Onde vacinar

Em Marechal Rondon, as vacinas estarão disponíveis a partir do dia 23 de abril, na Unidade de Saúde 24 Horas e em todos os postos de saúde, incluindo nos distritos de Novo Três Passos, Novo Horizonte e Iguiporã. As localidades de São Roque e Bom Jardim, irão disponibilizar as vacinas, em um dia da semana.

A secretária de Saúde, Marciane Specht ressalta que todos devem se dirigir aos locais de vacina, portando a Carteira Nacional de Vacina e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). “Comunicamos também que este ano, visitaremos os clubes de idosos e as escolas municipais, para que esses grupos recebam a vacina nestes locais”, destaca Marciane.

A Vacina

A vacina contra a gripe é trivalente, contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e cepas do vírus tipo B.

A gripe

A influenza (chamada comumente de gripe), é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo causar pandemias.

Já a transmissão ocorre através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. A transmissão é mais elevada em ambientes fechados, sejam domicílios, creches, escolas ou transportes públicos. Crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão do vírus na família. O vírus sobrevive em diversas superfícies (madeira, tecido, aço, etc.), de oito a 48 horas.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.