Religião / Reflexão 06 de dezembro de 2017 07h58

Tudo que um Filho Poderia Ser

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2Timóteo 2:15.

Paulo amava a Timóteo, seu “verdadeiro filho na fé” (1Timóteo 1:2). O grande apóstolo muitas vezes puxava pelo discípulo mais jovem, interrogando-o acerca da história bíblica; e enquanto viajavam de um lugar para outro, ensinava-lhe cuidadosamente a maneira de trabalhar com êxito. 

A afeição entre Paulo e Timóteo começou com a conversão de Timóteo; e os laços se foram fortalecendo à medida que participavam das esperanças, dos perigos e labutas da vida missionária, a ponto de se identificarem como se fossem uma só pessoa. A diferença em sua idade e seu caráter, tornou mais sincero seu amor mútuo. O ardente, zeloso e indomável espírito de Paulo encontrou repouso e conforto na disposição suave, conciliatória e retraída de Timóteo. O auxílio fiel e o terno amor desse companheiro provado iluminou muita hora escura da vida do apóstolo. … Tudo que um filho poderia ser para um pai amado e honrado, o jovem Timóteo foi para o comprovado e solitário Paulo. …

Paulo amava Timóteo, porque Timóteo amava a Deus. Seu inteligente conhecimento da piedade experimental e da verdade conferia-lhe distinção e influência. A piedade e a influência de sua vida doméstica não eram de categoria vulgar, mas puras, ajuizadas, e não corrompidas por sentimentos falsos. … A Palavra de Deus era a regra que dirigia a Timóteo. … Impressões da mais alta ordem possível, guardava-as na mente. Seus instrutores domésticos cooperavam com Deus na educação desse jovem, a fim de que suportasse os encargos que lhe viriam em idade juvenil. 

Em sua obra, Timóteo buscava de Paulo constantemente conselho e instrução. Não agia por impulso, mas consideradamente e com calma reflexão. … Nele encontrou o Espírito Santo quem poderia ser moldado e ajustado como templo para a habitação da divina Presença.

Quando as lições da Bíblia são aplicadas na vida diária, exercem elas profunda e duradoura influência sobre o caráter. Timóteo aprendeu e praticou essas lições. 

Com informações: Meditação.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.