Saúde / Saúde 03 de dezembro de 2018 15h06

Trombose venosa: saiba o que é e como prevenir

Nome dado à formação de um coágulo dentro de veia ou artéria...

(Foto: imagem: vivasaude)
(Foto: imagem: vivasaude)

Nome dado à formação de um coágulo dentro de veia ou artéria, a doença ganhou espaço nos jornais por ser a reponsável pelo interamento do namorado da apresentadora Fátima Bernardes, o deputado federal Túlio Gadelha

O deputado federal eleito Túlio Gadêlha foi internado na última terça-feira sentindo fortes dores em uma das pernas, após voltar de viagem à Europa com a namorada, a apresentadora Fátima Bernardes. Ele foi diagnosticado com trombose. Esta doença é caracterizada pela formação de um coágulo dentro de veia ou artéria e normalmente ocorre nos vasos dos membros inferiores.
De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), há 60 casos de trombose venosa profunda para cada 100 mil habitantes por ano. Estatisticamente, os homens são mais afetados pela trombose do que as mulheres. É que nelas a doença chama mais atenção por conta da questão hormonal, tanto com o uso de anticoncepcional quanto com reposição hormonal e gravidez. 
A trombose é caracterizada pela formação de coágulos de sangue no interior de veias ou artérias, impedindo a circulação sanguínea normal, causando dor e inchaço nas pernas ou braço, por exemplo. Geralmente, a trombose acontece em pessoas que têm varizes, que ficam muito tempo sentado ou deitado, como numa viagem de avião, pela toma de hormônios, durante a gravidez ou como consequência de cirurgia. 
A trombose pode ser superficial ou profunda, como a trombose venosa profunda. Entretanto, em qualquer dos casos o tratamento com medicação deve ser urgente, porque o coágulo de sangue pode fluir através da corrente sanguínea alojando-se em órgãos como os pulmões, gerando uma embolia pulmonar, ou no cérebro, gerando uma trombose cerebral, por exemplo, situações graves que podem até levar à morte.
Os principais sintomas são o edema (inchaço) e a dor súbita em apenas uma das pernas. Um dos fatores de risco é ter histórico pessoal ou familiar da doença. A doença em si não é perigosa, mas pode gerar complicações graves caso não seja diagnosticada e tratada a tempo.
O grande perigo da trombose é que o coágulo que está na perna pode se soltar e chegar ao pulmão, provocando uma embolia pulmonar. Este problema é grave e pode ter um desfecho fatal.
Para diagnosticar a doença é preciso fazer um exame de ecodoppler, um tipo de ultrassonografia que pode ser feita nas pernas. E o tratamento da trombose é realizado por meio do uso de medicamentos anticoagulantes. A internação é feita para avaliar o grau e os riscos que a trombose apresenta. Normalmente, os pacientes são liberados do hospital e fazem a maior parte do tratamento em casa.

Previna-se contra trombose venosa
Beba água
Uma das melhores maneiras de manter o sangue fluido é bebendo água. Tome pelo menos 2 litros diariamente.
Perca peso
O sobrepeso é um dos fatores de risco para a ocorrência de trombose. Mantenha o peso ideal para sua altura e idade
Faça atividade física
Quem é sedentário tem mais risco de desenvolver trombose. Portanto, pratique exercício regularmente.
Não fume
O cigarro afeta a circulação sanguínea e aumenta a possibilidade de uma trombose.
Evite ficar sentado por muito tempo
Em longas viagens de avião, levante-se e movimente-se pelo menos duas vezes durante o voo.

Com informações: Bem Paraná.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.