Política / Brasil 08 de março de 2018 15h27

Senado aprova projeto que garante à defesa acesso a provas durante investigação

O texto segue agora para a Câmara, onde precisa ser aprovado para ter validade...

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (7) um projeto de lei que permite que o acusado tenha acesso a provas ainda na fase de inquérito, antes do fim da investigação. 

O texto segue agora para a Câmara, onde precisa ser aprovado para ter validade.

O argumento do autor, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), é de que o STF (Supremo Tribunal Federal) tem uma súmula vinculante que já reconhece que a defesa tem direito ao "amplo acesso aos elementos de prova que digam respeito ao exercício do direito ao contraditório".

A medida, contudo, gerou questionamentos por parte do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

"Na prática, isso dificulta ainda mais a punição dos poderosos, com acesso a advogados contratados a peso de ouro, tornando a condenação de crimes de colarinho branco praticamente impossível. Além de enfraquecer a Lava-Jato", argumenta.

O texto validado pelo plenário do Senado, contudo, apresenta uma ressalva de que o direito ao acesso às provas pode ser suspenso caso o juiz identifique que a defesa pretende atrapalhar o curso das investigações. 

Esse dispositivo foi acrescentado pelo senador João Capiberibe (PSB-AP).

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.