Projeto prevê criação da Semana de Atenção à Primeira Infância em Marechal Rondon - Marechal Online

Política / Marechal Cândido Rondon 14 de junho de 2018 11h57

Projeto prevê criação da Semana de Atenção à Primeira Infância em Marechal Rondon

Ele propõe a instituição, no calendário de eventos oficiais de Marechal Cândido Rondon, da Semana Municipal de Atenção à Primeira Infância, a ser celebrada anualmente na segunda semana de outubro...

O vereador Claudio Kohler (Claudinho) é o autor do projeto de lei 22/2018, que começou a tramitar no Poder Legislativo rondonense. Ele propõe a instituição, no calendário de eventos oficiais de Marechal Cândido Rondon, da Semana Municipal de Atenção à Primeira Infância, a ser celebrada anualmente na segunda semana de outubro.

A matéria foi lida na sessão da última segunda-feira (11) e baixada para análise e pareceres das Comissões Permanentes de Justiça e Redação e de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia.

Na justificativa para o projeto de lei, o vereador esclarece que se considera como primeira infância os seis primeiros anos de vida. É neste período que a criança estabelece a arquitetura cerebral que lhe permitirá aprender, sentir, relacionar-se, comportar-se e desenvolver-se ao longo da sua existência.

“Porém, este desenvolvimento pode não ocorrer plenamente se as conexões cerebrais da criança não forem utilizadas e estimuladas. Por isso, é tão importante que o governo e sociedade invistam na formação, educação, saúde e nos diferentes aspectos que cercam a vida das crianças”, afirma Claudinho.

Conforme o projeto de lei, o objetivo da Semana Municipal de Atenção à Primeira Infância é acompanhar as crianças de zero a seis anos, tanto nos aspectos da saúde quanto nas suas necessidades sociais e educacionais.

Para isso, durante a celebração deverão ser promovidas ações que orientem a população sobre os cuidados que a criança deve receber; identificar situações de vulnerabilidade e risco; estimular capacidades e habilidades como fatores protetores; qualificar profissionais que atuam nos serviços da atenção integral à criança e à família; e realizar atividades culturais e educativas nos bairros; entre outros.

De acordo com Claudinho, a Semana Municipal de Atenção à Primeira Infância será organizada pela Prefeitura, através das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e de Esportes. Também devem ser incentivadas parcerias para a organização, divulgação e execução, podendo ser através de clubes de serviço, organizações sociais e assistenciais, igrejas, associações civis e comerciais e demais entidades.

Para Claudinho, uma comunidade que se preocupa com o futuro investe no desenvolvimento de suas crianças. “Dessa forma”, declara ele, “para termos uma sociedade com maior igualdade de oportunidades é imprescindível que nossas leis e políticas públicas dediquem especial atenção aos primeiros anos de vida dos futuros cidadãos”.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.