Cotidiano / Marechal Cândido Rondon 15 de abril de 2019 08h37

Projeto Planeta Reciclável completa 10 anos e chega a Guaíra e Marechal Cândido Rondon

Promovido pelo Sinepe/PR, projeto busca conscientizar população sobre a importância do descarte correto do isopor...

Pouca gente sabe que o Isopor® é reciclável, por isso ele geralmente vai parar no lixo comum e é encaminhado aos aterros. Com o objetivo de conscientizar os cidadãos, disseminar o conceito de sustentabilidade e ajudar a modificar este quadro, o Sindicato das Escolas Particulares - Sinepe/PR completa 10 anos do projeto Planeta Reciclável. Este ano, a novidade é que o projeto chega nas cidades de Guaíra e Marechal Cândido Rondon.

Já realizado em Curitiba, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu,  o projeto buscar reforçar a importância da reciclagem do  Poliestireno Expandido – EPS (o famoso Isopor®), que é um plástico que pode ser 100% reaproveitado a partir deste processo.  Em parceria com a Meiwa Indústria e Comércio Ltda (SP), o Planeta Reciclável inclui um ciclo de palestras com o coordenador do projeto "Amigo da Natureza", da Meiwa Embalagens, Ivam Michaltchuk, sobre educação ambiental e noções de reciclagem de resíduos sólidos nas escolas inscritas. Participam alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de instituições de ensino associadas ao Sindicato. Após as palestras, que acontecem no hoje (15), as escolas estão convidadas a participar de um concurso cultural para desenvolver trabalhos sobre a reciclagem do Isopor®. "É uma forma que encontramos para ensinar aos jovens o caminho e a importância da sustentabilidade, além de colaborarmos com a proteção do meio ambiente, fazendo esse material voltar à cadeia produtiva", explica Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR.

Reciclagem

O Isopor® é um tipo de plástico que contém menos de 5% de matéria-prima e mais de 95% de ar. É possível reaproveitar 100% do EPS, que pode ser transformado em solados de calçados, molduras, rodapés e brinquedos, entre outros produtos. Apesar disso, a reciclagem encontra alguns obstáculos. O Isopor®, apesar de leve, é volumoso, o que acaba encarecendo seu transporte e faz com que algumas empresas e cooperativas ainda não tenham interesse na coleta. Segundo o Instituto Plastivida, o Brasil produz aproximadamente 60 mil toneladas de EPS por ano e importa outras 30 mil. Deste total, o índice de reciclagem é de 24,5%. "O projeto Planeta Reciclável leva o debate do tema para as escolas a fim de que as novas gerações se tornem mais responsáveis e multipliquem o conhecimento dentro das suas casas", revela Esther.

Com informações: IEME Comunicação.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.