Saúde / Toledo 06 de dezembro de 2018 15h58

Projeto Cmei Cárie Zero ensina lições para um sorriso saudável

100% dos alunos de Toledo foram atendidos pelo projeto...

Os resultados do Projeto Cmei Cárie Zero foram apresentados nesta quarta-feira (5) no Auditório Acary de Oliveira, da Prefeitura Municipal. O projeto atendeu 28 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) durante o ano de 2018, e é fruto de uma parceria intersetorial entre as Secretarias de Saúde e Educação. Ao todo 2.245 crianças foram atendidas no projeto, ou seja, 100% dos alunos dos Cmeis do município.

De acordo com os resultados apresentados, 92% das crianças atendidas estão livres de cáries, e ainda contou com a participação ativa de 555 pais de alunos. Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal, Juciliane Angonese, os resultados foram satisfatórios, visto que apenas 8% das crianças precisaram ser encaminhadas para tratamento odontológico. "Esse percentual é perfeitamente aceitável, haja vista que em algumas cidades o número chega a 50%. O projeto nos possibilitou identificar regiões de Toledo onde a incidência de cáries é maior, o que nos sugere a concentrar os esforços nesses locais", afirma Juciliane.

Esta é a primeira edição do projeto, cujo ponto de partida foi realizar uma avaliação da saúde bucal das crianças, e as que apresentaram cárie foram encaminhadas para uma uBS (Unidade Básica de Saúde) para tratamento odontológico. Paralelamente foram realizadas atividades lúdicas sobre saúde bucal, escovação, palestra de orientação para os pais, e capacitação para os professores.

Juciliane ainda comenta que foi identificado que a incidência de cáries aumenta junto com a idade, o que faz necessário acompanhar também outras faixas de idade. "Temos previsão para em 2019 estender o projeto para os alunos de Pré escola, mas sem deixar de atender os Cmeis", ressalta a coordenadora.

Para a secretária de Educação, Edna Schaeffer Amaral, os efeitos do projeto vão além de dentro dos Cmeis, sendo levados para casa pelas crianças que orientam os pais e envolvem toda a família no processo. 

"Isso faz com que a abrangência do projeto vá além dos números já calculados", complementa. Edna destaca que essa é mais uma das ações de parceria entre Educação e Saúde. "Pretendemos reforçar essa parceria e continuar com o projeto em 2019 atendendo outros públicos", finaliza a secretária da pasta.

Programa Saúde na Escola

O Projeto Cmei Cárie Zero faz parte das ações do Programa Saúde na Escola, ação conjunta das Secretarias de Saúde e Educação. Confira a lista das 12 ações que constituem o programa:

- Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;

- Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;

- Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

- Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;

- Prevenção das violências e dos acidentes;

- Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

- Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

- Verificação e atualização da situação vacinal;

- Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;

- Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

- Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;

- Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.