Esportes / Quatro Pontes 07 de novembro de 2018 18h30

Professor de Quatro Pontes participa de palestras sobre tática e técnica de futsal

A programação ainda incluiu um jogo entre Marechal e Carlos Barbosa no Ginásio de Esportes Ney Braga...

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O professor Edevaldo de Moura (Mico), junto com o estagiário Andrei Juliano Anschau, de Quatro Pontes, participaram de sexta-feira (02) até domingo (04) de palestras sobre tática e técnica no 1º Meeting Futsal Paraná, em Marechal Cândido Rondon. O evento reuniu mais de 60 participantes, todos atraídos por bons conteúdos e a presença dos melhores profissionais do país. Nos três dias, os temas abordados por eles variaram, englobando a organização de equipes, transição do sub-20 para o profissional, gestão de equipes, entre outras.

O coordenador de base do Santos, Felipe Sá, expôs a importância de realizar um bom trabalho com as crianças e os adolescentes, exemplificando a metodologia e a prática do time paulista. Outros profissionais de renome estiveram entre os convidados, como o preparador de goleiros do Carlos Barbosa, Guaíba, e o técnico do Carlos Barbosa e da Seleção Brasileira de Futsal, Marquinhos Xavier.

Xavier repassou informações sobre preparação técnica e tática por quase duas horas, pois, segundo ele, a busca por tais informações precisa ser explorada. Para o gestor da Liga Paulista, Laércio Graça, as mudanças são necessárias, mas a evolução já é visível. Paulinho Sananduva, por sua vez, disse que a análise de desempenho, fisioterapia e supervisão de equipes são fundamentais na preparação física. 

A programação ainda incluiu um jogo entre Marechal e Carlos Barbosa no Ginásio de Esportes Ney Braga e depois mais três palestras encerraram o segundo dia de Meeting. No domingo, teve um bate-papo com o narrador e jornalista Anderson Picolo e dois jogadores do Marechal: Xandi, que também defende a Seleção Uruguaia, e Barbosinha, que já integrou algumas vezes a Seleção Brasileira.

Conhecimento

Mico afirma que é sempre bom buscar conhecimento. “Neste ano, chegamos a sete finais e vencemos quatro. Neste curso aprendemos novas estratégias e metodologias de trabalho e agora vamos melhor informar os nossos atletas. Adquirir conhecimento não se baseia apenas em repassar aos atletas da categoria adulta ações de ataque e defesa. Não há dúvida que isso é importante, mas ainda prevalece o trabalho com as categorias de base. As respostas motoras e as ações técnicas aliadas às tomadas de decisões servem de alicerce para a construção do repertório tático por parte do jovem atleta. Agradeço ao Departamento de Esportes por dar condições para fazermos este curso”, conta.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.