Cotidiano / Paraná 11 de abril de 2018 17h30

PR tem 169 aves em risco de extinção, mas lista está defasada

Última atualização aconteceu em 2004, mas deveria ser feita a cada cinco anos...

Foto: Web
Foto: Web

O Paraná vai revisar sua lista de aves ameaçadas de extinção. Atualmente, a lista tem 169 espécies, mas ela está defasada. A última revisão foi feita há 14 anos, quando o ideal é que seja feita a cada cinco anos. Ontem, o processo de revisão da Lista Vermelha de Aves Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná foi apresentado em Curitiba.

Objeto de convênio firmado entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Parque das Aves, de Foz do Iguaçu, o processo visa, além da atualização da lista, monitorar o status de conservação dessas espécies, auxiliando na elaboração das políticas públicas voltadas para a preservação desses animais.

O trabalho será desenvolvido em três etapas. Inicialmente, será feita uma consulta popular, momento em que o público poderá contribuir através de uma plataforma aberta e livre na internet. Em seguida, as comunidades científica e de ornitólogos do Paraná vão avaliar todos os dados, de acordo com rigoroso procedimento científico. A etapa final será a elaboração e publicação da Lista Vermelha de Espécies de Aves Ameaçadas do Paraná atualizada.

“É extremamente importante fazer este trabalho agora, pois a atual lista está muito defasada. No Paraná, a última atualização foi feita 14 anos atrás, quando o recomendado é revisar a cada cinco anos. Precisamos urgentemente identificar as espécies que mais precisam da nossa ajuda”, explica a diretora-geral do Parque das Aves, Carmel Croukamp. A responsabilidade pelo aporte de recursos, contratação e monitoramento das equipes de trabalho é do Parque das Aves.

Com informações: Bem Paraná.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.