Plantio de trigo está avançado no Paraná - Marechal Online

Agricultura / Paraná 06 de julho de 2017 16h30

Plantio de trigo está avançado no Paraná

O tempo seco favorece o plantio de trigo no Paraná...

Em abril e maio os produtores já haviam semeado 71% da área que será destinada ao produto.

A média dos cinco anos anteriores para esse período é de de 60%.

Neste mês, contudo, o ritmo de plantio está mais lento devido a chuvas e solo úmido. A área que será destinada ao trigo neste safra deverá recuar para 970 mil hectares no Estado, 11% menos do que na anterior, segundo Hugo Godinho, analista do Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná.

Essa antecipação de plantio faz parte também de uma estratégia do produtor, que assim terá mais tempo para programar a safra de verão, que vem logo a seguir.

Os produtores tiveram um pequeno alívio no custo de sementes, dos fertilizantes e dos agroquímicos nesta safra. Com isso, esses itens geraram uma economia de R$ 3 por saca, com os gastos de produção recuando para R$ 37 por saca, em média, segundo Godinho.

O cenário dos preços não é muito atraente. Há uma recuperação desse setor na Argentina, país que interfere muito no patamar de negociações de trigo no Brasil.

Dados desta quinta-feira (29) da Bolsa de Cereais de Buenos Aires apontam uma área de 15,5 milhões de hectares para esse produto no país vizinho.

Se confirmada, essa área superará em 8% a do ano passado. Mantida a mesma produtividade, os argentinos deverão colher próximo de 16 milhões de toneladas.

Nas safras de 2008 e de 2009, devido a seca e intervenção do governo no mercado, os argentinos produziam abaixo de 10 milhões de toneladas por ano.

A produção mundial de trigo deverá atingir 740 milhões de toneladas na safra 2017/18, praticamente o mesmo volume do consumo, que será de 734 milhões, segundo o Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Com informações: CGN.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.