Saúde / Paraná 15 de maio de 2019 11h48

Novo edital do Mais Médicos oferece 99 vagas em 55 cidades do Paraná. Veja os municípios

As inscrições para os profissionais ocorrerão entre 27 e 29 deste mês pelo site do Mais Médicos...

Foto: abio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto: abio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (13) um novo edital para que 790 municípios que fazem parte do Mais Médicos possam renovar a participação no programa. Também divulgou cronograma para seleção de novos profissionais para atuarem nestes locais. A expectativa é que, com a renovação, sejam abertas cerca de 2.000 vagas em cidades de perfis 4 a 8, consideradas mais vulneráveis. No Paraná, são 99 vagas em 55 cidades. A Região Metropolitana tem destaque no edital: há 10 vagas em Colombo, três em Campo Largo e oito em Piraquara.

Apesar da abertura para renovação de vagas em alguns municípios, o edital deixa de fora outros deles que antes faziam parte do programa e que também têm postos desocupados --como capitais e demais cidades em regiões metropolitanas.

Questionado, o ministério não informou até o momento o total de vagas não atendidas. À reportagem, a secretária de Gestão do Trabalho na Saúde, Mayra Pinheiro, confirma que houve vagas deixadas de fora no novo edital.

Segundo ela, o edital abrange 1) vagas de brasileiros que se inscreveram para ocupar postos deixados por cubanos, mas desistiram após o início das atividades; 2) parte das vagas que estavam abertas desde 2018, mas que ainda não tinham sido preenchidas e 3) 60 novas vagas em 36 municípios que não faziam parte do Mais Médicos, mas que já haviam solicitado a entrada no programa.

De acordo com Pinheiro, o fato de não incluir algumas cidades ocorre devido ao novo critério estabelecido pelo ministério neste ano para prorrogações de contrato, o qual prevê que sejam priorizadas vagas de perfis de maior vulnerabilidade, ou seja, de 4 a 8.

Além de fixar em cidades de menor vulnerabilidade, o novo edital também altera os critérios de classificação de profissionais. Nas últimas seleções, a escolha era feita por ordem de inscrição --quem acessava antes o sistema poderia escolher a cidade de sua preferência.

Agora, a ideia é que profissionais com títulos de especialista ou residência em medicina de família e comunidade tenham prioridade.

Nesta etapa, o edital vale para médicos formados no Brasil. Caso haja desistências ou vagas remanescentes, novo edital deve ser lançado a brasileiros formados no exterior.

As inscrições para os profissionais ocorrerão entre 27 e 29 deste mês pelo site do Mais Médicos. A previsão é que eles comecem a atuar a partir de junho. O contrato dura por três anos.

VEJA OS MUNICÌPIOS DO PARANÁ CONTEMPLADOS NO EDITAL DO MAIS MÉDICOS.

ABATIA 1

ALTAMIRA DO PARANA 1

ANTONINA 1

ARAPONGAS  3

BARBOSA FERRAZ 1

BOA VISTA DA APARECIDA 1

BRAGANEY  1

CALIFORNIA  2 

CAMBE 3

CAMPO BONITO  1

CAMPO LARGO  3

CANDOI 1

CAPANEMA  1

CATANDUVAS 1

CEU AZUL 1

COLOMBO 10 

CRUZEIRO DO SUL 1

DIAMANTE D'OESTE 1

FOZ DO JORDAO 1 

GUAIRA 3

GUARAPUAVA 5

GUARATUBA 2

IBAITI 1

ICARAIMA 1 

ITAGUAJE  1

ITAUNA DO SUL  1

IVAIPORA  4

MANGUEIRINHA  1 

MARECHAL CANDIDO RONDON 2

MORRETES  1

NOVA ALIANCA DO IVAI 1

OURO VERDE DO OESTE 2

PALMEIRA 1 

PINHAO  1

PIRAI DO SUL  1

PIRAQUARA 8

PITANGA 3

PRUDENTOPOLIS 1

QUEDAS DO IGUACU 1

RAMILANDIA 1

REBOUCAS 1

RENASCENCA 1

RESERVA 1

SALTO DO ITARARE 1

SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO  1

SANTA HELENA 3

SANTO ANTONIO DO SUDOESTE 4

SAO JOAO DO TRIUNFO 1

SAO JORGE D'OESTE 1

SAO MIGUEL DO IGUACU 1

SAO PEDRO DO PARANA 1

SARANDI 2

TEIXEIRA SOARES  1

WENCESLAU BRAZ  1

VERA CRUZ DO OESTE 1

Com informações: Bem Paraná .

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.