Cotidiano / Santa Helena 11 de outubro de 2017 09h20

Mulher encontra escorpião marrom em banheiro em Santa Helena

O escorpião se abriga embaixo de madeiras velhas, lenha, tijolos, restos de construção, entulhos e frestas de calçadas, muros e paredes...

Ontem (10), uma moradora da Avenida Paraná, região central de Santa Helena, entrou em contato com o CL, para informar que havia encontrado em sua casa, um escorpião.

No local, a moradora disse que é o segundo aracnídeo que encontra em sua casa. O primeiro era o escorpião preto e foi encontrado há menos de 30 dias, dentro do banheiro social. Desta vez trata-se do escorpião marrom, que é mais perigoso e foi encontrado no banheiro da suíte.

O escorpião foi entregue ao responsável pelo setor de endemias, Rodrigo Refati, o qual alertou para que a população tome cuidado e caso encontre algum destes animais, a orientação é que chame a Defesa Civil para que faça a captura com segurança. Os telefones são: 199 ou 3268-1819.

No ambiente domiciliar o escorpião se abriga embaixo de madeiras velhas, lenha, tijolos, restos de construção, entulhos e frestas de calçadas, muros e paredes.

O lixo doméstico mal acondicionado, restos de alimentos e sujeira nos domicílios são atrativos para os insetos, como as baratas e outros que são alimentos para os escorpiões.

Cuidados:

1. Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;

2. Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados;

3. Não jogar lixo em terrenos baldios;

4. Eliminar fontes de alimentos dos escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos insetos;

5. Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado;

6. Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam escorpiões;

7. Remover folhagens, e plantas junto às paredes externas e muros;

8. Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos ou frestas;

9. Vedar soleiras de portas;

10. Reparar rodapés soltos e colocar telas em janelas;

11. Colocar telas em aberturas de porões e manter assoalhos calafetados.

Não se orienta o uso químico para o controle dos escorpiões, pois os mesmos se abrigam em pequenos espaços, podendo permanecer imóveis por um longo período, o que torna o tratamento químico ineficaz.

Em caso de acidente, orienta-se a procurar o serviço de saúde imediatamente. Outra orientação é que o animal seja capturado e levado junto com a pessoa que receberá atendimento.

Com informações: Correio do Lago.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.