Marechal Rondon enfrentará Pocatuba (CE) no Dia do Desafio - Marechal Online

Esportes / Marechal Cândido Rondon 10 de maio de 2018 08h01

Marechal Rondon enfrentará Pocatuba (CE) no Dia do Desafio

Uma programação específica para o Dia do Desafio está sendo preparada pela Secretaria de Esporte e Lazer...

No próximo dia 30 será realizado mais uma edição do Dia do Desafio. Neste ano, Marechal Rondon confrontará a cidade brasileira de Pacatuba (CE), adversário este, que será até 2020. O oponente rondonense foi conhecido na manhã desta quarta-feira (09), em reunião realizada com representantes de municípios da região, no auditório do SESC. O secretário de Esporte e Lazer do município, Cristiano Metzner (Suko), e equipe, participaram do encontro. O objetivo do Dia do Desafio é promover uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação.

A edição deste ano, contará com a participação de 3469 cidades, de 20 países da América Latina, prometendo mobilizar milhões de pessoas.

HISTÓRICO

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos. Com isso, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

O conceito teve sequência e a campanha passou a ser realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo. No Brasil, o evento é realizado há 16 anos e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para as pessoas.

O convite para participar, se estende a todos, envolvendo o poder público de cada município, as instituições da sociedade civil, empresas e voluntários. As cidades competem contra outras cidades do planeta e o prêmio para as vencedoras é a melhoria de qualidade de vida de seus habitantes.

A adesão ao Dia do Desafio mostra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável. Todas as cidades são vencedoras e recebem o Troféu de Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio.

O DESAFIO

Marechal Rondon está na categoria dos municípios de 50.000 a 99.999 habitantes. O resultado é tomado com base no percentual de participantes no município.

Uma programação específica para o Dia do Desafio está sendo preparada pela Secretaria de Esporte e Lazer.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.