Política / Marechal Cândido Rondon 19 de dezembro de 2017 13h50

Legislativo rondonense aprova Título de Cidadão Honorário ao professor Arno Gerke

As atividades desenvolvidas por Gerke na área de educação de Marechal Cândido Rondon iniciaram na década de 1960...

Foi aprovado ontem (18) pela Câmara de Marechal Cândido Rondon o projeto de decreto legislativo 03/2017. O texto autoriza a concessão de Título de Cidadão Honorário ao professor Arno Alexandre Gerke pelos relevantes serviços prestados ao município no setor educacional, conforme destaca o autor do projeto, vereador Valdir Port (Portinho).

As atividades desenvolvidas por Gerke na área de educação de Marechal Cândido Rondon iniciaram na década de 1960. Além de montar e manter um escritório de contabilidade entre 1961 a 1968 no município, ele foi secretário fundador do Ginásio Evangélico Rui Barbosa (atualmente Colégio e Faculdade Rui Barbosa), entre os anos de 1961 e 1965. No mesmo educandário, entre 1962 e 1983, foi professor de História, entre outras disciplinas.

No então Colégio Cenecista David Carneiro, foi professor do curso de Técnico de Contabilidade entre 1968 e 1980, sendo que entre 1970 e 1981 também foi secretário do Colégio. Já no Colégio Estadual Eron Domingues, atuou como professor entre 1969 e 1996, primeiro como professor suplementarista e depois como concursado.

Gerke também foi professor na Facimar/Unioeste, onde ocupou uma cadeira no curso de História entre 1980 e 1996, ano em que se aposentou como professor, após também exercer o cargo de inspetor regional de Educação, além de inspetor estadual.

“Esta história merece um destaque no que tange ao Colégio Cenecista David Carneiro, pois foi neste educandário que Gerke chegou a ter 17 turmas e 911 alunos, tendo que fazer um grande esforço para concluir os relatórios finais desde 1966 até 1972 para conseguir registrar os diplomas dos alunos”, enfatiza Portinho.

Por outro lado, o vereador destaca que, como inspetor de educação, o homenageado encaminhou o processo de criação das escolas estaduais em todos os distritos e bairros de Marechal Cândido Rondon, sendo autorizadas as seguintes escolas estaduais: de Mercedes, Pato Bragado, Quatro Pontes, Iguiporã, Margarida, Novo Horizonte, Porto Mendes, Entre Rios do Oeste, Novo Três Passos, São Roque, Bela Vista e Flor da Serra, além do Bairro Botafogo.

Gerke é o terceiro filho do casal Otto e Blondina Gerke. Ele nasceu em 12 de janeiro de 1940, no município de Santa Rosa (RS). Aos seis anos de idade, teve um grave problema de saúde que resultou numa deficiência em todo lado direito do seu corpo. Contudo, enaltece Portinho, “isso não o impediu em nada de alcançar grandes conquistas ao longo de sua vida”.

Gerke residiu em Santa Rosa (RS) até 1956, quando mudou-se, juntamente com seus pais, para a então Vila de General Rondon. Entre os anos de 1958 a 1960 estudou em Curitiba (PR), regressando em seguida para Marechal Cândido Rondon.

Em 30 de julho de 1966, o professor casou-se com Oli Waldow Gerke, com quem teve cinco filhos (Harraldo, Adriane, Dorian, Cristiane e Claus).

Entre 1970 a 1974, cursou História em Palmas (PR), onde também fez pós-graduação (1980 e 1981). Entre 1990 e 1992, concluiu a pós-graduação stricto sensu pela Universidade Federal do Paraná, com a dissertação sobre “Uma análise do cooperativismo”. 

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.