Saúde / Paraná 13 de abril de 2018 16h37

Higiene das mãos pode evitar surto de conjuntivite no outono e inverno

Estações são mais propícias ao vírus pela aglomeração de pessoas em espaços fechados...

A higiene constante das mãos pode ajudar a evitar um surto de conjuntivite nas estações do outono e inverno. Outra maneira é não colocar as mãos em locais públicos onde é normal que várias pessoas encostem, para evitar contaminação. 

Em Paranaguá, no último mês, a Secretaria de Saúde e Prevenção relatou 13,4 mil casos diagnosticados na cidade. 

A chefe da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, afirma que número não é alarmante: "É um período em que normalmente temos casos de conjuntivite mas nada que seja alarmante". 

Segundo informações, há dois tipos de conjuntivite: alérgica e viral. A conjuntivite alérgica é comum em pessoas com alergias crônicas, e tem uma curta duração, além de não haver risco de contágio. 

Já a conjuntivite viral é mais intensa, pode durar até três semanas e deixa os olhos inchados e lacrimejantes. O oftalmologista Geraldo Canto explica como o contágio acontece. "Quando uma pessoa está com o olho contaminado, ela passa a mão nos olhos pra fazer uma higiene ou porque tá lacrimejando e acaba contaminando objetos de uso comum, e ali vai se espalhando no ambiente". 

As estações mais propícias ao vírus são outono e inverno, onde as aglomerações de pessoas em espaços fechados costuma ser maior. Nesse momento, os cuidados de higiene e evitar segurar objetos de uso comum é crucial. "Básico é higiene das mãos em todos os lugares públicos que a gente vai a gente as vezes evitar de colocar as mãos nos objetos", informa o oftalmologista. 

Com informações: Catve.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.