Política / Marechal Cândido Rondon 14 de março de 2018 11h14

“Festa Pomerana” é aprovada como evento oficial de Marechal Rondon

A festa será sempre realizada no quarto domingo de fevereiro...

A Câmara de Marechal Cândido Rondon aprovou nesta segunda-feira (12), em definitivo, o projeto de lei 03/2018, que declara a “Festa Anual Pomerana” evento oficial do município. Conforme o projeto de lei, que é de autoria do vereador Adelar Neumann, a festa será sempre realizada no quarto domingo de fevereiro. Neste ano, ela aconteceu no último dia 24 no Parque de Exposições, promovida pela Associação de Pomeranos de Marechal Cândido Rondon – Apomar.

Os pomeranos são alemães originários da Pomerânia, situada na região do Mar Báltico, entre os países da Alemanha e Polônia. A língua desse povo é o pomerano. Mas, desde o século XIX o alemão também passou a ser utilizado na Pomerânia. Foi também no século XIX que aproximadamente 30 mil pomeranos imigraram para o Brasil, tendo um total atual de descendentes de cerca de 330 mil pessoas.

Com a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, a maior parte da Pomerânia foi anexada à Polônia, e a maioria dos alemães acabaram sendo expulsos. Em função disso, vieram para o Brasil três levas de imigrantes, sendo que um grupo se instalou em Rondônia, outro no Espírito Santo e o terceiro no Rio Grande do Sul.

“É justamente deste último Estado a grande quantidade de pomeranos que hoje reside em Marechal Cândido Rondon, num total estimado de aproximadamente 2 mil pessoas”, explica o vereador Adelar. Segundo ele, o povo pomerano faz questão de preservar a sua origem, valorizando a fala na língua originária entre os descendentes.

“Um dos objetivos da Apomar é preservar a história do povo pomerano, que tem características bem singulares, entre as quais serem agricultores em sua grande maioria, tanto que o Brasil é o único país no mundo que preserva esta língua entre os seus descendentes”, enaltece Adelar.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.