Cotidiano / Paraná 22 de março de 2019 13h16

Estudantes montam bicicletas para uso coletivo entre as unidades da UNILA

O coletivo estudantil "¡Vamos en Bici!" resolveu se mobilizar para oportunizar que outras pessoas possam ir de uma unidade à outra da UNILA pedalando...

Os estudantes que se deslocam diariamente entre as unidades da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) podem contar com o transporte interunidades da Universidade, mais conhecido como "Intercampi". Porém, pensando nos alunos que preferem fazer o trajeto de bicicleta, o coletivo estudantil "¡Vamos en Bici!" resolveu se mobilizar para oportunizar que outras pessoas possam ir de uma unidade à outra da UNILA pedalando.

A ideia surgiu de um grupo de estudantes que já usam a bicicleta como meio de transporte diário, e resolveu incentivar a prática, por considerar "o caráter autônomo, sustentável e integrativo" do ciclismo urbano. De acordo com os estudantes, a iniciativa associa-se diretamente à permanência estudantil, "sendo chave para a emancipação no transporte universitário".

O grupo, formado por oito estudantes, submeteu o projeto como uma das atividades que compõem as ações de recepção dos calouros da UNILA. Com a aprovação, eles começaram a trabalhar. Arrecadaram peças doadas, compraram outras, montaram, reformaram e personalizaram três bicicletas, que podem ser usufruídas por toda a comunidade universitária. As bikes foram apelidadas carinhosamente de "interbicis" (em alusão ao "intercampi) e têm até nomes: Abya Yala, Pindorama e Peabiru. 

Além disso, foi organizada uma oficina coletiva, e o ponto onde as bikes devem ficar estacionadas também foi especialmente preparado e identificado como "Biciponto", anexo ao espaço de convivência estudantil. Lá, o estudante pode retirar a bicicleta e até mesmo fazer pequenos reparos, caso necessário.

Os estudantes que integram o coletivo e são os responsáveis pelo projeto são: Karolina Mendes Pata; Alex Mateus Tito Ferreira; Cristian Filipe Lopes; Iara Mills Siqueira; Jorge Luis Gomes Martin Herrero; Lucas Godoi Augusto; Rodrigo Augusto Moura; e Rodrigo Alves de Queiroga, que também foi o responsável pela pintura do mural. 

Integração

Além de disponibilizar as bikes, o coletivo promove encontros e eventos para incentivar a integração e o debate acerca da mobilidade urbana sustentável. "Partimos da ideia da conscientização sobre a redução da dependência diária relacionada ao uso de combustíveis fósseis para trajetos curtos. Encontramos na bicicleta uma ferramenta de incentivo à autonomia. Além disso, pedalamos, principalmente, pelo prazer e o direito de ir 'en bici'", complementa o coletivo.

O próximo encontro do "¡Vamos en Bici!" será no sábado, dia 30 de março, às 14h, no Espaço Autônomo Estudantil (JU). Será apresentado o documentário "Ciclos", seguido de um debate sobre direito à cidade, cicloativismo e leis de trânsito. Para outras informações acesse https://www.facebook.com/bicilatina/.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.