Agricultura / Paraná 04 de maio de 2017 11h20

Com supersafra de soja, agricultores acompanham desenvolvimento de preços

Produtividade média por hectare do grão no Paraná foi a maior do mundo...

A produção média de 3,6 toneladas de soja por hectare levou o Paraná a um momento histórico. A produtividade média da cultura no estado foi a mais alta do mundo, ultrapassando até mesmo os Estados Unidos, maior produtor do planeta. 

Uma série de fatores, desde a capacitação do agricultor, até a condição climática e qualidade do solo, contribuíram para o dado. 

O recorde da região é comemorado, mas outros produtores mundiais conseguiram obter recordes de safra e isso influencia diretamente no preço. A demanda cresceu menos que a oferta. 

No ano passado, na mesma data, a saca no balcão era vendida a R$ 70,50. Hoje, a saca da soja é comercializada a R$ 58. O que mudou em 2017 é que o preço internacional está mais baixo e o intercâmbio está menor. 

As detenções para a formação do preço se voltam principalmente agora para a nova safra dos Estados Unidos, que foi 10% semeada e já sofreu com alguns problemas climáticos. Com isso, podem ocorrer oscilações nos preços e os agricultores devem aproveitar as oportunidades. 

Com informações: Catve.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.