Agricultura / Região Oeste 22 de março de 2018 16h40

Com 99% da soja colhida na região de Cascavel SEAB registra perdas

Estiagem e excesso de chuva foram os grandes causadores da redução de produtividade...

Foto: Jonas Oliveira
Foto: Jonas Oliveira

A colheita da soja está 99,7% concluída na região de Cascavel segundo José Pértile, técnico agrícola da SEAB (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento), em entrevista a rádio CBN de Cascavel. As chuvas dos últimos dias impediram a entrada das máquinas na lavoura e por isso a safra não está concluída. Este empecilho pode causar a perda do restante a ser colhido.

Questionado sobre a redução na produtividade, Pértile disse que apesar da área de plantio ser maior, a colheita deve ser bem inferior a safra 2016/2017. Na safra passada a área plantada nos 28 municípios de abrangência da SEAB na região de Cascavel, era de 557 mil hectares, já nessa safra a área plantada foi maior, chegando a 568 mil hectares. Segundo ele, a redução da safra ocorreu devido a estiagem em outubro do ano passado, na época de plantio do grão.

Outra conseqüência da quebra de produção, segundo o técnico, foram chuvas acima da média em dezembro e janeiro, que dificultou a pulverização de fungicidas, interferindo no controle das doenças.

Pértile não divulgou qual deve ser a média de colheita para esta safra quase concluída, mas deixou claro que será bem menor do que projetado em setembro. Também relatou que tivemos uma super safra no ano passado, e que a média colhida foi de 158 sacas por alqueire.

Com relação a safrinha o técnico disse que os produtores já devem ter plantado nessa época, tanto para o milho quanto para a soja. Já em relação ao trigo e a aveia, os produtores devem ainda preparar o plantio.

Quem fez a colheita e guardou o grão, agora espera para vender. Os preços são muito animadores e podem subir ainda mais com a baixa disponibilidade do produto no mercado.

Com informações: Catve.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.