Cotidiano / Marechal Cândido Rondon 14 de fevereiro de 2018 17h20

Centro de Atendimento à Família: entenda o trabalho realizado em Marechal Rondon

É através do CAF, que o Serviço de Convivência e Fortalecimento Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes de cincos a 14 anos é executado no município...

O trabalho realizado no Centro de Atendimento à Família (CAF), em Marechal Rondon, visa à prevenção da ocorrência de situações de risco social e pessoal, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários para o público atendido pela Secretaria de Assistência Social. É através do CAF, que o Serviço de Convivência e Fortalecimento Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes de cincos a 14 anos é executado no município.

O SCFV, por sua vez, é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Segundo a secretária de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber, o SCFV realiza atendimentos em grupo, através de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade do público atendido. “Objetivando promover a construção e a reconstrução de vivências individuais, coletivas e familiares daqueles que são atendidos, o SCFV se utiliza de intervenção social planejada, podendo participar crianças e adolescentes que apresentam situações de vulnerabilidade, risco pessoal ou social, violência, negligência, abandono, situações que envolvem fragilização de vínculos familiares, ausência ou precária oportunidade de convivência comunitária, entre outros”, explica.

“Procuramos desmistificar a ideia de que o CAF trabalhe o contraturno escolar, que tradicionalmente ocorria enquanto não havia uma política que definisse os serviços. Hoje, a Assistência Social é uma política pública, seletiva, e seus usuários obedecem a critérios para que dela façam parte. Este atendimento que realizamos, busca se adequar ao que preconiza a Política Nacional de Assistência Social, bem como à Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Res. n.109/CNAS)”, finaliza Josiane.

As famílias que não se enquadram mais no atendimento realizado pelo CAF podem, durante o mês de fevereiro, buscar por outras opções de atividades disponibilizadas no município.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.