Saúde / Paraná 28 de maio de 2018 17h39

Campanha de vacinação contra gripe é estendida até 9 de junho

Até agora, a campanha já atingiu 76% do público-alvo, estimado em 2,3 milhões de pessoas...

Os paranaenses que pertencem ao público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe têm agora até o dia 9 de junho para procurar a vacina nos postos de atendimento. 

Com a medida, espera-se aumentar a taxa de cobertura vacinal, especialmente entre crianças de 6 meses a 4 anos e pessoas com doenças crônicas. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (28).

"Por conta das dificuldades para locomoção da população devido à falta de combustível causada pelas paralisações nas estradas, decidimos estender a campanha até 9 de junho. Ficará a critério dos municípios a realização ou não do "Dia D" de vacinação no final da campanha", explica o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Até agora, a campanha já atingiu 76% do público-alvo, estimado em 2,3 milhões de pessoas. O Paraná é o Estado com maior cobertura vacinal na região sul do país. Ainda assim, o índice de cobertura vacinal em alguns grupos preocupa. 

Entre crianças de 6 meses e 4 anos, por exemplo, só 54,5% foram vacinadas. A vacinação entre pessoas com doenças crônicas também está abaixo do esperado. Pouco mais da metade das 739 mil doses disponibilizadas para esse grupo foram aplicadas.

Como lembra a superintendente da Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, das 14 mortes causadas pela gripe registradas no Estado, 11 eram pessoas a partir de 60 anos com alguma doença crônica. "São pessoas mais frágeis, com menos resistência. Elas precisam se vacinar para terem menor risco de complicações caso tenham contato com o vírus da gripe", alerta.

Proteção

O técnico em informática Jefferson Detoni conta que se vacinou já no início da campanha. Ele faz parte do público-alvo da vacinação por conta da necessidade de passar regularmente por hemodiálise. "Participo da vacinação desde a primeira campanha. Além de me proteger da gripe, deixo de ser um vetor da doença. Não pego gripe e nem passo para os outros", conta.

Entre as doenças e condições clínicas que incluem as pessoas no público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe está diabetes, doenças crônicas respiratórias, renais, cardíacas, hepáticas e neurológicas, transplantados, obesidade grau III, portadores de trissomias (Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras) e imunossupressão (comprometimento do sistema imunológico). Essas pessoas devem levar a indicação médica para poder receber a vacina contra a gripe.

Com informações: AEN.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.