Cotidiano / Brasil 16 de outubro de 2017 08h54

Cães estão entre os animais de estimação preferidos pelas crianças

As crianças tem uma melhor saúde quando tem um cachorro em casa...

O relacionamento entre homens e cães existe há milhares de anos. Esta aproximação faz com que os cachorros estejam entre os animais de estimação preferidos por muitas pessoas, especialmente crianças.

É o caso dos irmãos Ana Julia, 6, e Davi de Oliveira Furlan, 1, que são apaixonados por cães. O desejo de ter um cachorro partiu da mãe, Juliane Orzacg, 26, que é casada com Valter dos Santos, 26. “Minha esposa queria muito um cãozinho, então resolvemos comprar um”, comenta Valter.

Fred é da raça Shitzu e está com 3 anos. Segundo a família, é muito dócil e apegado com as crianças. “O cachorro é muito bonzinho. Ele mal sabe latir. A criançada ama o Fred”, diz Juliane, acrescentando que o bichinho dorme com as crianças.

“Acho bonita a forma como eles lidam um com outro. É impressionante. As crianças deitam juntas, dormem, mas a mais apegada com ele é a Ana Julia. Também é bonita a forma protetora que o cão trata eles. É muito legal essa relação, pois antes do Davi nascer, o Fred era o melhor amigo da Ana”, explica Valter.

Calmante

O filho do casal Valdevino Araújo e Sueli Ferreira também é apaixonados por cães. Murilo, 6 anos, tem um cachorro da raça Border Collie, o Thor, que tem 10 meses de idade. “Thor é o meu melhor amigo, a gente se gosta e brincamos muito juntos”, afirma Murilo.

“Gostamos de passear, brincar de bolinha, e quando não estamos brincando ele está comendo. O Thor é muito comilão”, acrescenta o garoto.

A mãe aprova a união dos dois e diz ser uma relação muito saudável. “Acho essa relação muito boa. Quando o Murilo está nervoso ele vai brincar com o cãozinho e volta tranquilo”, explica.

Companhia

Eloá Buarque Dappelfeld, 8, gosta de brincar com seu Hendrix. O Shitzu tem pouco mais de 6 meses de idade e é bastante brincalhão. Gosta de morder os pés das pessoas, mas também dorme ao lado dos donos, demonstrando todo seu carinho.

Na casa também vivem o vira-latas Mussum, mais apegado com a mãe Bianca Buarque Gusmão, e a gata Lara, que tem maior apreço pelo marido Rafael Bianchini.

Eloá conta que gosta de animais pelo carinho que dá e recebe deles. “Eu gosto de cães porque são fofinhos, carinhosos, bonitos. Gosta de todos os tipos de cachorros, de cuidar deles, dar banho”, diz a pequena.

Benefícios

A pediatra Camila Sandri conta que esse relacionamento entre animais e crianças traz grandes benefícios para a saúde física e emocional. E além de divertirem o ambiente, os cachorros podem ajudar no desenvolvimento intelectual da criança.

O animal provoca diversos estímulos. O bebê exercita a coordenação motora fina ao ter de controlar sua força para acariciar um cachorro, um gato, um coelho. Treina a marcha ao engatinhar ou tentar andar (por vezes, correr) atrás do animal. Olfato, visão e audição são provocados pelos sons, cheiros e movimentos dos bichos.

“Então não é por bondade ou por ser fofinho que hoje em dia os cachorros foram permitidos adentrarem em Hospitais no Brasil”, diz. A médica lembra que um estudo realizado pela Universidade Loyola, em Chicago, mostrou os benefícios dos animais nos hospitais. Os investigadores afirmam que acariciar um cachorro pode ajudar pacientes internados a reduzir pela metade a quantidade de analgésicos que precisam tomar.

Cuidados

Na relação doméstica, o contato dos animais com as crianças deve acontecer devagar, de preferência com filhotes que cresçam ao lado dessa criança. Camila também afirma ser necessária a supervisão de um adulto nas brincadeiras, pois o cão não deixa de ser um animal e possui instintos. “Se a criança o chatear, ele pode ficar agressivo. Um cachorro ideal para criança deve ser tranquilo, dócil, paciente, não se irritar facilmente ou ficar estressado com barulhos e movimentos, e principalmente, ser capaz de se divertir por horas brincando e convivendo com o seu pequeno dono”.

Algumas raças são mais indicadas para o convívio com crianças, como o Buldogue Inglês, Beagle, Collie, Labrador e o Golden Retriever. Também é muito importante manter as vacinas do animal em dia e ter os cuidados necessários com a higiene.

Com informações: O Bem Dito.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.